terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Setap conclui calendário do cadastramento da meia-passagem



Por: Renivaldo Nascimento da Costa / Assessoria de Comunicação/Setap

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) fecha até o final deste mês o calendário de cadastramento e recadastramento da meia-passagem. Inúmeras novidades serão implantadas com o objetivo de facilitar e agilizar o processo.
De acordo com Artur Sotão, gestor do sistema de bilhetagem, a ideia é desburocratizar, reduzindo o volume de papel. “Para o recadastramento, caso os dados cadastrais do nosso banco de dados não necessitem de alteração, como mudança de endereço por exemplo, o estudante terá apenas que apresentar a declaração escolar”, explica.
Quanto ao novo cadastro, o processo também será bem simples. Há dois anos, o Setap aboliu a necessidade de o estudante levar fotografia 3x4 para tirar a carteira. As fotos são feitas no ato do cadastro, reduzindo o custo para os beneficiários.
O Setap planeja colocar pelo menos três postos de cadastramento, nas zonas norte sul e central de Macapá. O processo também poderá ser feito via internet pelo site www.vtsetap.com.br.
O calendário e cadastramento sofre alteração todos os anos em função de sua adequação ao ano-letivo das escolas estaduais, municipais, particulares, além das instituições de ensino superior. Este ano, as aulas das escolas do Estado só reiniciam em março, em função da greve do Magistério, mas as aulas das escolas particulares e do município já serão em fevereiro, logo após o carnaval.
O Setap tem buscado todos os anos sensibilizar as escolas para que se adequem à emissão das declarações escolares. Em algumas escolas, o estudante demora até um mês para receber o documento. Há também denúncias de emissão de documentos fraudulentos, o que vem sendo apurado.
Qualquer pessoa que for flagrada usando carteirinha de outro titular poderá ser indiciada pelos crimes de falsidade ideológica e estelionato. Com a chegada do período de férias, existe um aumento de 25% do uso de carteirinhas de meia-passagem. Geralmente quem usa são parentes, amigos e pessoas que encontram os cartões em via pública e raspam a identificação para burlar as fiscalizações.
Nova gestão
O Setap também se colocou à disposição da nova gestão municipal para prestar todas as informações referentes ao sistema de bilhetagem e gerenciamento das linhas. No final deste mês, está marcada uma visita do presidente da CTMac, Vladimir Almeida, para conhecer a estrutura do sindicato.

Nenhum comentário: