terça-feira, 22 de janeiro de 2013

55 ANOS SEM COARACY NUNES, HILDEMAR MAIA E HAMILTON SILVA




Há 55 anos morriam em desastre aéreo, o deputado Coaracy Nunes, seu suplente Hildemar Maia e o piloto Hamilton Silva, nas matas do Macacoary.
Primeiro deputado federal da história do Amapá, Coaracy Nunes viajava para a vila do Carmo do Macacoary acompanhado do piloto Hamilton Silva para a festa de São Sebastião, padroeiro da localidade.
Já de regresso, no dia 21, em conseqüência da cerração, o avião perde a visibilidade indo chocar-se com uma árvore, provocando o acidente. Não houve sobreviventes. Os três corpos ficaram carbonizados.
Hildemar Maia foi também promotor da Comarca de Macapá, e Hamilton Silva desempenhava a função de piloto de aeronaves do Amapá.
Segundo relato do padre Ângelo Negri, do Pime, ao jornalista Edgar Rodrigues, foi decretado luto oficial de oito dias em todo o Território por ocasião do desastre. Houve funeral solene na catedral com missa celebrada pelo bispo dom Aristides Piróvano.
O corpo do piloto Hamilton Silva foi sepultado no cemitério de Nossa Senhora da Conceição, em Macapá. Hildemar Maia foi sepultado em Belém e Coaracy Nunes foi levado para o Rio de Janeiro.
No aniversário da morte de Coaracy, Hildemar Maia e Hamilton Silva, eu não poderia me furtar de contar uma história que o Hélio Pennafort relatou numa de nossas reuniões etílicas No Bar do Abreu. A história foi originalmente contada ao Hélio pelo comandante João Batista Oliveira Costa, sobre um fato que presenciou no antigo aeroporto de Macapá.
"Aconteceu no dia 23 de janeiro de 1958, quando esperávamos o avião da Cruzeiro, na época um DC-3, que levaria para o Rio de Janeiro o corpo do deputado Coaracy Nunes, morto dois dias antes num desastre de avião no Carmo do Macacoari.
Havia muita gente no aeroporto e a tristeza era geral. Quando o avião estacionou, o Jomar Tavares (que quando morou por aqui foi jogador, juiz e técnico de futebol) conversava com mais dois na minha frente. De repente ele se espantou ao reparar o prefixo do avião: PP-CCM.
Tomado de superstição, ele apontou para a aeronave, avisando a seus parceiros que muita coisa ruim poderia acontecer ao Território. É que já ouviu falar que coisa boa não acontece quando uma tragédia pode ser reproduzida por um grupo de letras que, coincidentemente, se tornem visível no momento.
E tornou a mostrar o prefixo do aparelho. "Não estou te entendendo, Jomar, que é que tem a ver o futuro do Território com o prefixo do avião", disse um dos amigos. Jomar segurou o amigo pelo braço e explicou: O prefixo do avião é PP-CCM, que em linguagem aeronáutica significa "Papa Papa - Charlie Charlie Mike", mas o diabo que pode significar também: PUTA PARIU - COARACY CAIU MACACOARI.”

Nenhum comentário: