sábado, 12 de janeiro de 2013

Escola Barão do Rio Branco prepara aniversario e vai homenagear Aracy Mont’Alverne e Vinicius de Moraes

Por: Renivaldo Costa

A Escola Estadual Barão do Rio Branco prepara para março, com o início do ano letivo de 2013, a programação de aniversário de 67 anos de existência e de 168º aniversário de seu patrono, o estadista José Maria Paranhos.
O diretor da escola, Gilliard Almeida Braga, planeja para este ano peças de teatro, gincanas, festivais de música e dança, palestras, oficinas, shows culturais e fechando o ano de 2013 com a cantata natalina.
Gilliard Braga destacou que esse é um momento histórico, de fundamental importância para os alunos e a sociedade amapaense, pois já passaram pela escola vários ícones e autoridades do Estado, que colaboraram na educação amapaense.
Além de homenagear o patrono, este ano a ideia é homenagear dois ícones da literatura: um regional e outro nacional. Tratam-se de Aracy Miranda de Mont’Alverne e Vinicius de Moraes. Ambos completariam 100 anos de vida em 2013. Aracy será homenageada no primeiro semestre, já que completaria aniversário em 13 de fevereiro e Vinicius de Moraes, no segundo semestre, pois nasceu em 19 de outubro de 1913.
Serão feitas comendas com o nome dos dois homenageados para homenagear personalidades que contribuíram para a escola ao longo de sua história, bem como para a literatura amapaense.


Histórico
A Escola Estadual Barão do Rio Branco foi criada pelo governo do Território Federal do Amapá, na gestão do Capitão Janary Gentil Nunes, com a denominação de Grupo Escolar de Macapá, funcionando em prédio particular, no ano de 1944. Em 20 de abril de 1946 foi criado o Grupo Escolar de Macapá, decreto do governador do Território Federal do Amapá, capitão Janary Gentil Nunes. A clientela atendida naquela época era aproximadamente 300 alunos de ambos os sexos, funcionando em dois turnos com jardim de infância, alfabetização inferior e superior, e turmas de 1ª a 4ª séries do antigo primário.

Nenhum comentário: