sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Ministério da Saúde abre inscrições para seleção de tutores e orientadores

O Ministério da Saúde abriu inscrições para a seleção de tutores e orientadores do projeto Caminhos do Cuidado que vão atuar em várias regiões de saúde do Amapá. As inscrições podem ser feitas até às 16h (horário de Brasília) do dia 18 de novembro, exclusivamente pela internet, no endereço http://www.caminhosdocuidado.org
Ao Amapá foram disponibilizadas oito vagas para tutores, distribuídas entre as três regiões do Estado. Duas vagas foram destinadas à região Norte, quatro à região Central e duas à região Sudeste. Para orientador, foi disponibilizada uma vaga.
O processo seletivo é organizado pela coordenação do projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para agentes comunitários de Saúde e auxiliares/técnicos em Enfermagem da Atenção Básica, por intermédio do Ministério da Saúde, através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fiocruz e em parceria com o Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde/Escola GHC - Grupo Hospitalar Conceição.
O projeto Caminhos do Cuidado vai formar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Auxiliares/Técnicos de Enfermagem (Atenf) da Atenção Básica em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas). O curso de formação pretende oferecer um conjunto de estratégias e conhecimentos, que possibilitem aos ACS e Atenfs acolher e cuidar de forma integral o usuário, a partir de sua inclusão no sistema, sem jamais excluí-lo, sob qualquer pretexto.
Tutores
As vagas são para profissionais de nível superior com experiência profissional mínima de um ano na Atenção Básica, na Saúde Mental ou em docência na área da Saúde, na temática da Saúde Mental ou da Atenção Básica da rede do Sistema Único de Saúde. Residências com ênfase na Atenção Básica ou na Saúde Mental serão consideradas como experiência profissional, porém não pontuarão como pós-graduação.
O que fazem
Entre as atribuições e responsabilidades do tutor, ele deverá participar de oficina presencial de formação de tutores, com duração de 40 horas, em dias consecutivos. Precisará ter disponibilidade para ser acompanhado em Educação a Distância (EAD) pelo orientador de aprendizagem, num período de 80 horas. O tutor deverá também realizar e acompanhar a formação presencial das turmas de Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos em Enfermagem, sob sua responsabilidade. Ele vai ainda realizar os registros acadêmicos, elaborar relatórios pertinentes à formação e avaliar as turmas sob sua responsabilidade.
Orientadores
Podem participar profissionais de nível superior com pós-graduação nas áreas da Saúde Mental, Saúde Coletiva, Saúde Pública, Atenção Básica, da Educação ou das Ciências Sociais e, com experiência profissional mínima de dois anos em ensino, gestão ou serviço, na área da Saúde Mental ou da Atenção Básica da rede do Sistema Único de Saúde.
O que fazem
Entre as atribuições e responsabilidades do orientador ele deverá participar da oficina presencial de formação de orientadores, com carga horária de 24 horas, responsabilizar-se pelo acompanhamento em Educação a Distância (EAD) dos tutores, numa média de 10 horas semanais.
O candidato a orientador também vai realizar a formação presencial de tutores em, no mínimo, uma oficina, organizada pela equipe do projeto, com duração de 40 horas em dias consecutivos, executada em datas e locais a serem divulgados oportunamente. O orientador vai realizar os registros acadêmicos, avaliar os tutores e elaborar relatórios pertinentes à formação sob sua responsabilidade.

Alieneu Pinheiro/Sesa

Nenhum comentário: