segunda-feira, 5 de abril de 2010

Atendimentos à população marcam o Dia Mundial de Saúde

POR: Alieneu Pinheiro

Um grande evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde será realizado em 7 de abril, no Sebrae. Na oportunidade, a Secretaria Estadual de Saúde disponibilizará a população diversos serviços: exames de glicemia, papa nicolau, PSA, PCCU (com resultado na hora), imunização, massoterapia, atendimento odontológico e consultas médicas. Haverá ainda show musical com artistas locais.
A abertura do evento está marcada para as 8h30, com o início do Seminário de Gestão Estratégica do Sistema Único de Saúde (SUS), que acontece no auditório do Sebrae, com a presença do Secretário Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (MS), Antônio Alves de Souza. O encontro serve para promover o debate e a reflexão sobre as práticas que integram as políticas voltadas à qualificação da gestão do SUS, além de contribuir para a análise acerca dos avanços e desafios no contexto dos 20 anos de criação desse Sistema como Política de Estado para a Saúde. O Seminário é direcionado para gestores estaduais e municipais; conselheiros de saúde; entidades estudantis; bem como, representantes institucionais do MS.
“A proposta de realizar os Seminários, tem como objetivo, contribuir na efetiva implementação da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do SUS, aprovada em 2007. Além disso, serve para ampliar os debates e a promoção de intercâmbios de experiências que ocorrerão nestes seminários, além de constituir estratégias para a consolidação dessas políticas”, conclui.
“Feira de Saúde”
Já na área externa do Sebrae acontecerá a Feira de Vivências do SUS, que será aberta ao público. Lá, serão mostrados os avanços e as experiências bem sucedidas do SUS no Amapá, inclusive com oferta de serviços de saúde. A programação da feira inicia às 8h; com atividades científicas, lúdicas e manifestações culturais durante todo o dia. No final da tarde haverá o lançamento do CD alusivo aos 20 anos do SUS. O evento é uma parceria com o Ministério da Saúde.

Nenhum comentário: