terça-feira, 6 de abril de 2010

Exposição Quilombolas será no Museu Fortaleza de São José

A abertura da Exposição Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência será nesta quinta -feira, 8, às 16 horas, no Museu Fortaleza de São José de Macapá. A visitação à exposição ocorrerá no período de 9 de abril à 9 de maio deste ano, de terça a domingo, das 9 às 18 horas. A cerimônia de abertura contará com a presença de autoridades, artistas, jornalistas e comunidades afrodescendentes. Durante o evento haverá apresentação cultural com grupos de Marabaixo e entrega de certificação de reconhecimento de comunidades quilombolas.
A Exposição Quilombolas é organizada pela Aori Produções Cultural, com o apoio do Governo do Amapá por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Secretaria de Extraordinária de Política para os Afrodescentes (Seafro) e tem patrocínio da Petrobrás e Ministério da Cultura.
O objetivo da exposição é envolver todas as comunidades afrodescendentes e quilombolas do Amapá, dando visibilidade à luta dessas populações, o reconhecimento e respeito social.
A exposição é o registro das tradições dos filhos dos quilombos no Brasil, trata-se de um documentário fotográfico, de André Cypriano sobre 11 comunidades quilombolas negras, remanescentes dos quilombos brasileiros, difundindo amplamente questões sociais e culturais que os envolvem.
A mostra traz fotografias e mapas, além de textos e legendas sobre as comunidades quilombolas de vários estados brasileiros, incluindo o Estado do Amapá, entre elas destacam - se a Comunidade Quilombola do Curiaú (AP), Oriximiná (PA), Kalunga (GO), Macambú (SE) entre outras.
Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação

Nenhum comentário: