quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Coral Sebrae. Qualidade de vida na Instituição




O Coral Sebrae no Amapá foi criado em 2007, como parte do Projeto Qualidade de Vida, para estimular novos talentos musicais, garantir atividade que contribua para a qualidade de vida dos colaboradores, fortalecer a relação interpessoal e despertar o trabalho em equipe.
Segundo a gestora do Projeto Qualidade de Vida, Araúna Picanço, quando o projeto surgiu, se percebeu que, por meio desta integração, uma série de talentos extras com habilidades diferenciadas poderiam ser trabalhados como alternativa anti-estresse. Alguns gostam de pintar, desenhar, outros, dançar, mas nós identificamos que a grande maioria gosta mesmo é de cantar, e valorizamos esses talentos no Sebrae. Precisamos aprimorar a técnica de respiração, fazer aquecimento vocal, realizar estudo de partituras e ter dedicação nos ensaios, assim passou a existir o Coral Sebrae”, disse a gestora.
Para ela, o canto no Coral Sebrae tem proporcionado boa convivência entre os integrantes e traz muitos benefícios para a saúde. “No coral, todo o trabalho é comunitário, não existem estrelas ou cargos e, sim, vozes que se complementam”, declara Araúna Almeida.
No início dos trabalhos do coral o maestro Carlos Anísio, da Universidade Federal da Paraíba, veio ao Amapá identificar e testar as vozes dos colaboradores que tinham interesse em participar do grupo e começar as primeiras aulas de canto. Ao fim da primeira semana das aulas, o Coral Sebrae se apresentou pela primeira vez na própria instituição, estreando e surpreendendo a todos.
Atualmente, o coral conta com 15 vozes, entre elas, contraltos, baixos, tenores e sopranos. Durante os ensaios são feitos exercícios de respiração, dicção e impostação, para auxiliar no momento do canto, proporcionado bem estar. Todos os colaboradores do Sebrae podem participar, inclusive os estagiários.
O repertório do Coral Sebrae é escolhido de forma conjunta. O regente Willianms Leigues Sol Sol e as preparadoras vocais Vera Lúcia e Alessandra Lobato selecionam as canções e apresentam aos integrantes, que elegem aquelas que mais gostam. O coral já tem dois jingles gravados, que foram compostos pelos próprios colaboradores integrantes do coral, em parceria com o regente e as preparadoras vocais.
Nas programações para o final de ano, o Coral Sebrae vai se apresentar no Teatro das Bacabeiras, no bairro Cuba de Asfalto e no Abrigo São José. O local da apresentação no bairro Cuba de Asfalto será a Associação de Moradores, no dia 18 de dezembro, às 19h; a apresentação no Abrigo São José ainda não tem data definida.
O Coral Sebrae se apresentará na Cantata de Natal do Teatro das Bacabeiras, ocasião em que será feito o lançamento da Orquestra Sinfônica do Teatro, no dia 19 de dezembro, às 19h.

Nenhum comentário: