quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Fortaleza de São José é decorada para Festas de fim de ano

Aos poucos o centro de Macapá ganha cores, formas e iluminações para receber o Natal. A Cândido Mendes, a Praça Veiga Cabral, a Orla já estão em clima natalino. Agora, é a vez da Fortaleza de São José de Macapá receber sua ornamentação. O “Projeto de Decoração Natalina 2010” do Patrimônio Histórico e Cultural do Amapá foi iniciado na última sexta-feira, 10 e a previsão para sua inauguração é no sábado, 18.
O projeto de ornamentação é feito em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), que mediante estudo técnico, orienta a instalação dos adereços de forma a não causarem agressões ao monumento.
“O processo oferece embasamento técnico e respeita às normas de preservação do patrimônio. É necessário seguir tudo rigorosamente, só após esse tramite é liberada a instalação do Projeto”, esclarece a gerente da Fortaleza, Obde Gadelha.
Este ano, o “Projeto de Decoração Natalina 2010” da Fortaleza de São José promete destacar a magnífica paisagem arquitetônica daquela construção militar. “A rede de iluminação decorativa vai realçar o contorno do patrimônio, valorizando a estrutura. Em toda a sua extensão, símbolos natalinos de anjos e estrelas vão embelezar o monumento”, detalha Obde.
DECORAÇÃO
A equipe responsável pela execução já concluiu a instalação das mangueiras luminosas no revelim e nas muralhas norte e oeste. A grande novidade deste ano é que os enfeites Maracá e Cunani, utilizados em 2008 e 2009, serão substituídos por figuras decorativas de anjos e estrelas.
A iluminação será acesa todos os dias a partir das 18 horas. A noite será possível se observar o resultado parcial do trabalho e fazer reparos de algumas falhas. Mesmo não concluído o trabalho, o local já está sendo visitado por turistas, estudantes, fotógrafos e artistas plásticos que registram a decoração, que começam a ganhar forma, em fotografias e filmagens.

Nenhum comentário: