quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Banco da Amizade: 39 anos de festa e confraternização





O bairro do Laguinho, Zona Norte de Macapá, prepara a festa de fim de ano mais tradicional de Macapá. É o Banco da Amizade que completa 39 anos no dia 26 de dezembro e será festejado com muita música, fogos, dança, samba, marabaixo e batuque, como sempre foi desde o início. Localizado na rua General Rondon, próximo ao Centro de Cultura Negra, o Banco reúne todos os anos centenas de pessoas de todos os bairros para a programação que inicia às 6:00 e encerra à meia-noite.
A festa do Banco começou da comemoração, no antigo banco de madeira, do batizado de um neto do mestre Sacaca com sobra de comida e bebida do natal dos moradores da redondeza. Antes era feita uma “blitz” pelos participantes que arrecadavam dinheiro para a compra de vinho que acompanhava o churrasco do boi fruto de doação. Os garrafões vazios eram pendurados na mangueira. Hoje a tradição continua, porém sem a contribuição dos passantes uma vez que muitos moradores e empresários colaboram, e as garrafas não ficam mais penduradas na árvore.
A festa começa logo cedo, às 6:00, com a alvorada de fogos e início dos preparativos para o grande almoço que é servido a todos. Os pioneiros e novatos, que ainda moram no Laguinho ou não, participam do futebol que é jogado na quadra da escola Azevedo Costa, numa competição de gerações. O almoço é servido às 13:00 com uma farta mesa de churrascos e caldos que fica posta até o fim da tarde. Às 14:00 iniciam as apresentações no palco armado no meio da rua.
“Este ano é muito importante pro bairro, estamos vivendo uma renovação cultural no Laguinho, unindo gerações e movimentando a comunidade, o pagode vip que ajuda os moradores do Poço do Mato completou um ano, a Festa do Tambor que comemora a criação oficial do Laguinho será feita novamente, tem o ciclo do marabaixo e o Encontro dos Tambores que são festas de reencontros e formação de novas amizades, é isso que dá vida ao Laguinho”, fala Dô Sacaca, da coordenação. Para o próximo ano, quando o banco completa 40 anos, a coordenação pretende inaugurar um monumento no local.
Está confirmada a presença dos artistas do Laguinho. As camisas da festa estão sendo vendidas a R$ 20,00 e a caneca custa R$ 5,00. Podem ser adquiridas no Calçadão do Valdir, em frente à Igreja São Benedito. O caldo, churrasco, gengibirra e vinho serão distribuídos gratuitamente.

Programação:
06:00 – Alvorada de fogos
10:00 – Futsal – Quadra do Azevedo Costa
12:00 – Cobertura Sonora
13:00 – Almoço
14:00 – Grupo Sensação do Samba
17:00 – Marabaixo do Artur
18:00 – Bateria da Universidade de Samba Boêmios do Laguinho
19:00 – Raízes do Bolão – Batuque
20:00 – Grupo Raimundo Ladislau – marabaixo
21:00 – Sambarte
24:00 – encerramento

Nenhum comentário: