segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Mototaxistas irão usar taxímetros a partir de janeiro de 2011

A partir de janeiro de 2011 os mototaxistas de vários estados do Brasil instalarão taxímetros em suas motocicletas. O aparelho foi homologado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), preparado exclusivamente para mototaxista e será comercializado em todo o país.
De acordo com o diretor técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amapá (Ipem), Raimundo Gaudêncio, essa inovação visa igualar a tarifa e evitar que passageiros sejam explorados. “O Ipem/AP será o órgão responsável pela instalação e fiscalização do aparelho, que será cobrado como em outros lugares do Brasil e custará em média, R$ 400 já com a instalação”, disse.
O presidente do Sindicato dos Mototaxistas do Estado do Amapá, Geraldo Souza, disse que a instalação dos taxímetros deixou muitos mototaxistas animados e a inovação trará mais tranquilidade e segurança tanto para o profissional quanto para o cliente.
“Sei que esta novidade para Macapá ainda vai demorar um pouco para ser implantado, mas sem dúvida será uma maneira de inibir o serviço clandestino e acabar com os desentendimentos entre o profissional e o cliente”, comentou.
Segundo a Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU), atualmente 700 mototaxistas estão autorizados pelo poder municipal a explorar o serviço. Lembrou que no dia 6 de janeiro, das 9h às 17h, no Ginásio Avertino Ramos, acontece o processo licitatório para concessão de novas permissões para exploração de mototáxi. Serão disponibilizadas mais 1,5 mil concessões.

Nenhum comentário: