Em janeiro deste ano, a deputada federal Dalva Figueiredo (PT), na ocasião coordenadora da bancada, organizou evento no município de Tartarugalzinho para debater a viabilidade da construção de um campus da Universidade Federal do Amapá – Unifap, na cidade. No evento, que mobilizou parlamentares, lideranças locais e reitoria da Universidade, diversos compromissos foram firmados para garantir a execução do projeto.
Naquela ocasião, o deputado estadual Bruno Mineiro (PT do B) disse que doaria um terreno, de propriedade familiar, para construir o novo campus. Bruno já entregou o título definitivo, expedido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, de uma área medindo 596 hectares para a Unifap. “ Realizar um sonho da nossa juventude requer esforço e colaborações de todos nós, disse.
Os técnicos da Universidade já estiveram em Tartarugalzinho, no último mês de abril, para conhecer a área e iniciar a elaboração do projeto. O vice-reitor da Unifap, Antônio Filocreão, quando esteve no município, destacou o papel da educação como o único capaz de diminuir o abismo entre as classes sociais e disse que escolha dos cursos será discutida com a comunidade. “Estamos dando o primeiro passo e vamos definir juntos o melhor caminho a seguir daqui pra frente”.
Dalva Figueiredo assumiu o compromisso em destinar emenda parlamentar no valor de R$500 mil para iniciar as obras. A deputada encaminhou o pedido ao Ministério da Educação e no último dia 30, recebeu a confirmação de que os recursos já estão disponíveis. “Não é um compromisso eleitoral, é compromisso com o ser humano. Sou resultado da escola pública e quero que a juventude daqui tenha as mesmas oportunidades que os meus filhos”.
Localizado na Região dos Lagos do estado, distante 232 km da capital, Tartarugalzinho tem aproximadamente 15 mil moradores e uma grande demanda reprimida por educação superior. A única instituição privada instalada na cidade teve suas atividades suspensas por ordem judicial. O vereador da cidade Marcio Brito (PT) disse que era um momento histórico. “Desde a minha juventude, quando militei no movimento estudantil, que luto por esse momento. Temos 29 escolas estaduais e uma enorme demanda reprimida por educação”, explicou.
A interiorização da Universidade é resultado de articulação entre parlamentares e dirigentes da instituição. Além de Dalva, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL), firmou compromisso em destinar emenda no mesmo valor para 2013. Em junho, Dalva deverá retornar ao município para anunciar os avanços.
Notinha: Emenda para passarela em Vitória do Jari
Dalva encaminhou comunicado ao prefeito de Vitória do Jari, Luiz Barroso, informando sobre a liberação de R$ 510 mil, fruto do convênio 385/2010 com o Ministério da Defesa para construção de passarelas em madeira de lei no município. O recurso é resultado de mais uma emenda de Dalva Figueiredo.
___________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário