sábado, 17 de novembro de 2012

Culinária a base de feijão caupi chama a atenção do público no Amazontech 2012

Por: Karla Marques/Secom/Amapá

Com o objetivo de difundir o conhecimento acerca da utilização e inserção do feijão caupi na alimentação diária de crianças, jovens e adultos, a assistente de Pesquisas da Embrapa Meio Norte, Maria da Conceição Araújo, promoveu durante a tarde desta sexta-feira, 16, na sala Bastião do Imperador, localizada no Sambódromo, a oficina "Culinária a Base de Feijão Caupi Fortificado", que faz parte da cozinha experimental do Amazontech 2012.
A oficina reuniu donas de casa, adolescentes, profissionais e estudantes de diversas áreas em uma aula prática de culinária, com orientações sobre a composição do feijão caupi fortificado e as mais variadas formas de utilização do mesmo na alimentação diária, por meio de receitas simples e ricas em nutrientes, como pães, farinha, bife cozido, massas de coxinha, pastéis e pizzas, tudo a base do produto.
O feijão biofortificado é uma espécie de feijão caupi modificado, rico em ferro e zinco, que já vem sendo utilizado em diversas regiões do país, principalmente na nutrição de crianças em fase de crescimento nas regiões mais carentes. "Com a inserção do feijão Caupi, na preparação de alimentos consumidos no dia-a-dia dessas pessoas, fica mais fácil suprir as necessidade diárias destes nutrientes no organismo, a exemplo da utilização do mesmo na preparação do bife e de outras comidas que diariamente são consumidas principalmente pelas crianças, que nos dias de hoje dificilmente são adeptas ao consumo deste produto", resaltou a assistente da Embrapa, Conceição Araújo.
A estudante de nutrição, Cristiane Costa, pretende aderir à técnica inserindo o produto nas refeições diárias de sua família, além de expandir ainda mais os seus conhecimentos a respeito da utilização do feijão Caupi. "Com tudo que aprendi aqui, pretendo levar a experiência para os meus colegas de faculdade, ensinando as receitas, e me aprofundando no assunto, para posteriormente levá-lo ao conhecimento da população por meio de trabalhos comunitários". declarou a estudante.
Para a vendedora de alimentos, Amélia Ferreira, a oficina, além de instrui-la para aperfeiçoar-se na arte culinária, também irá ajudá-la a aumentar suas vendas. "Saindo daqui pretendo por em prática tudo que aprendi e inseri as receitas em meu cardápio de refeições", afirmou.

Conheça a receita do Pão de Farinha de Feijão Caupi

Em um recipiente, mistura-se 2 xícaras do feijão descascado e hidratados, 220 ml de leite de coco, ½ xícara de leite, 2 envelopes de fermento para pão, 2 colheres rasas de sal e 3 colheres de açúcar, mexendo bem. Após misturado deixe a massa descansar por 30 min. Em um ambiente quente até crescer um pouco, após esse tempo misture à massa, 1/xícara de óleo, 2 ovos e farinha de trigo, até o ponto de soltar das mãos e forme os pãezinhos, levando ao forno a 220º para assar.

Nenhum comentário: