segunda-feira, 7 de julho de 2008

Fortaleza de São José apresenta filmes nunca exibidos na cidade

Macapá vai sediar as comemorações dos 200 anos do Banco do Brasil, com atrações de diferentes segmentos culturais. Uma delas é a mostra Inéditos em Macapá, composta por 10 filmes nunca exibidos na cidade e que inicia nesta terça-feira, 8 e se estenderá até 20 de julho deste ano, na Fortaleza de São José de Macapá. A programação faz parte do projeto Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Itinerante, que, em comemoração ao bicentenário do BB, leva atividades culturais a todas as regiões do País nas áreas de música, teatro, literatura, fotografia, educação e cinema.
A mostra Inédita em Macapá conta com produções européias, sul americano e africano, com valorização da diversidade de temas e origens. Há desde o premiado Abouna, de Mahamat-Saleh Haroun, diretor nascido no Chade, até o drama amoroso-político Bubble, de Eythan Fox, um dos maiores sucessos internacionais do cinema de Israel. Apesar da variedade de estilos e assuntos, predominam as questões contemporâneas, em alguma medida com ressonância política, em histórias sobre exílios, intolerância e acerto de contas com o passado.
O CCBB Itinerante traz ainda a Macapá show de Leila Pinheiro (17 de julho); um encontro com o escritor Marçal Aquino (9 de julho), que falará sobre o seu processo de criação, e, até 20 de julho, acontece a exposição A História da Moeda – Moedas não Convencionais.

Sinopses dos filmes
A bouna, de Mahamat-Saleh Haroun (Chade-França-Holanda/02). Dois irmãos fogem de casa e acreditam ter encontrado o pai nas imagens de um rolo de filme encontrado num cinema onde se abrigam. Com este argumento singelo, o realizador do Chade, detentor de 19 premiações nos principais festivais, fez um clássico do cinema africano. Quinzena dos Realizadores – Festival de Cannes. 10 anos.
Bubble, de Eytan Fox (Israel/05). Dois rapazes gays dividem apartamento com uma garota num bairro boêmio de Tel Aviv conhecido como A Bolha. Mas os três não ficarão imunes aos conflitos entre judeus e palestinos. Irresistível

Nenhum comentário: