segunda-feira, 7 de julho de 2008

Governo do Amapá apóia festividade e inaugura obras em Igarapé do Lago

O governador Waldez Góes participou, no sábado, 5, das festividades alusivas a Nossa Senhora da Piedade, no distrito de Igarapé do Lago, município de Santana. A programação iniciou às 9 horas com a tradicional missa solene em louvor a Nossa Senhora da Piedade. Além do governador, o vice-governador Pedro Paulo Dias de Carvalho também prestigiou o evento. Em seguida, lideranças comunitárias e autoridades participaram de uma rápida solenidade no Centro Comunitário de Igarapé do Lago.
A exemplo dos anos anteriores, este ano o Governo do Estado também investiu na realização da festividade. O repasse foi de R$ 12 mil para custear despesas com a organização da festa.
O presidente da União Folclórica de Igarapé do Lago, José Maria Pereira Dias, organizador da festividade, ressaltou que são 139 anos de Festividade de Nossa Senhora da Piedade. “Nossos antepassados remanescentes de escravos foram os grandes precursores desta festa religiosa. Essa manifestação religiosa e cultural iniciou em Mazagão Velho. A partir de 1911, a Festa da Piedade transferiu-se definitivamente para o Distrito de Igarapé do Lago”.
O governador Waldez Góes participou ainda da Procissão da Meia Lua, que consiste em fazer inúmeras voltadas de embarcação, acompanhado dos foliões festeiros e a imagem da Santa Piedade, pelo Rio que passa em frente a cidade.
Inauguração
Na ocasião, Waldez Góes, acompanhado de demais autoridades, inaugurou dois Trapiches de acesso ao Rio. As duas obras dispõe de passarelas, área de lazer coberta e rampas. O investimento nos dois Trapiches soma quase R$ 400 mil.
A Festa de Nossa Senhora da Piedade reúne todos os anos milhares de pessoas vindas de diversas partes do Estado, inclusive turistas e visitantes de outras regiões do país.

Edy Wilson Silva
Assessor de Comunicação Social

Nenhum comentário: