A XVII Semana Mundial de Aleitamento Materno inicia-se nesta sexta-feira, 1º de agosto. A solenidade de abertura acontece no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço, às 15h, com palestras e apresentações culturais. Até a próxima quinta-feira, 7 de agosto, a população amapaense poderá participar gratuitamente de uma série de atividades em comemoração à Semana.
No Amapá, o evento está sendo promovido pelo Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Entre as ações, acontece neste sábado, 02, às 16h, no Parque do Forte, a atividade “500 mães amamentando às margens do rio Amazonas”. “Será um grande evento, onde poderemos atingir o objetivo da Semana do Aleitamento, que é incentivar a amamentação. O aleitamento materno é um gesto simples capaz de salvar vidas”, afirmou o secretário estadual de saúde, Pedro Paulo Dias de Carvalho.
Durante a atividade no Parque, haverá show cultural com dança de Marabaixo e cantores da terra. “Aproveitaremos esse atrativo e a concentração de pessoas para fazer um trabalho de conscientização sobre os benefícios de amamentar”, acrescentou o secretário.
Na programação da Semana, haverá ainda caminhada em prol do aleitamento materno, premiação da gincana entre as escolas pela amamentação, stands em supermercados parceiros da amamentação e ciclo de palestras.
Um dos objetivos do evento é estimular o início do aleitamento materno logo após o nascimento, visando à redução das taxas de mortalidade neonatal e entre os menores de cinco anos de idade. A cada ano, mais de 10 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem de doenças que poderiam ter sido prevenidas e tratadas se o leite materno fizesse parte da alimentação nos seis primeiros meses de vida.
“No ano passado foi trabalhada a Semana Mundial de Aleitamento Materno em cima dessas estatísticas. Este ano, a temática do evento é mais voltada para o apoio às mães”, explicou o diretor do Hospital da Mulher Mãe Luzia, Acimor Coutinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário