quarta-feira, 9 de julho de 2008

Amapá é o terceiro Estado em desempenho de Segurança Comunitária

O Amapá é o terceiro Estado brasileiro em desempenho de Segurança Comunitária. A informação é coordenador de Segurança Comunitária do Amapá, tenente-coronel da Polícia Militar, Walter Soares de Oliveira. Segundo Soares, o Estado perde apenas para São Paulo e Espírito Santo.
Criada em 2006, a Coordenadoria de Segurança Comunitária (CSC), vinculada a Secretaria Especial de Desenvolvimento da Defesa Social, atua diretamente com o cidadão usuário dos serviços do Sistema de Defesa Social no Amapá. Atualmente são 43 Conselhos de Segurança Comunitária (Conseg’s), distribuídos em onze dos 16 municípios. A proposta é estimular a criação dos Conselhos Comunitários eleitos pela própria comunidade. Os resultados positivos obtidos através das parcerias com os Conseg’s, fez com que o modelo de segurança comunitária adotado no Amapá sirva de referência para o resto do Brasil.
Para o coordenador do Amapá, é fundamental que os Conselhos de Segurança Comunitária sejam fortalecidos pelas comunidades onde são formados. “O conselheiro de segurança comunitária deve ser uma escolha exclusiva da comunidade sem qualquer ingerência de fora. Isso vai legitimar e respeitar a vontade democrática da população”.


Nenhum comentário: