quarta-feira, 16 de julho de 2008

Fortaleza de São José é palco do show de Leila Pinheiro

Como parte das celebrações dos 200 anos do Banco do Brasil, o CCBB Itinerante traz a Macapá, em 17 de julho, na Fortaleza de São José de Macapá, o show Piano e Voz, da cantora paraense Leila Pinheiro. O formato é baseado no ambiente “sala de casa” presente no DVD Nos Horizontes do Mundo, que transformava o palco em uma sala de estar da cantora.
Ao clima de intimidade, onde o palco é um espaço só para convidados especiais, soma-se a atmosfera de programa de auditório, mais aberto e informal, com interação entre a intérprete e a platéia. No repertório, Paulinho da Viola, Francis Hime, Jorge Vercilo, Guinga e Aldir Blanc, Elis Regina, Renato Russo, Rappa, Ivan Lins e Chico Buarque. No show, a artista conversa com a platéia e conta como aconteceu cada uma dessas parcerias. Não falta assunto, portanto, para ocupar o palco-sala.
A etapa de Macapá do CCBB Itinerante faz parte de uma programação, que, ao longo de 2008, percorre 23 capitais do país, levando a um maior número de pessoas e lugares a programação dos Centros Culturais Banco do Brasil com sede nas cidades de Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Em Macapá, além do show de Leila Pinheiro, o CCBB Itinerante, traz, em comemoração aos 200 anos do Banco do Brasil, uma mostra de filmes inéditos na cidade (de 8 a 20 de julho), a exposição Moedas não Convencionais (de 2 a 20 de julho) e o projeto Laboratório do Escritor com o paulista Marçal Aquino (9 de julho).
Sobre a cantora
Nascida em 16 de outubro de 1960, em Belém (PA), Leila Pinheiro estudou piano desde menina, incentivada pelo pai, seu Altino, um tocador de gaita apaixonado por música, que a introduziu na sonoridade da elite da MPB, como Elizete Cardoso, Elis Regina, Nara Leão e Chico Buarque.
Seu primeiro show, “Sinal de Partida”, em 1980, foi em Belém. No ano seguinte, desembarcou no Rio de Janeiro. Abandonara o curso de medicina para cantar. Gravou um disco independente em 1982, lançado em 1983, com participações de Tom Jobim, João Donato, Ivan Lins e Francis Hime.
A cantora tornou-se nacional quando foi eleita revelação do Festival dos Festivais realizado pela Rede Globo em 1985. A música defendida por Leila, “Verde”, samba de Eduardo Gudin e José Carlos Costa Netto, ficou em terceiro lugar.
Convidada por Roberto Menescal, diretor artístico da Polygram, Leila gravou “Olho Nu”, com destaque para a muito executada “Todo Amor Que Houver Nessa Vida”, de Cazuza e Frejat. O disco teve ainda participação do guitarrista americano Pat Metheny.
Em 2004, como parte da programação do CCBB Rio de Janeiro, Leila Pinheiro, sempre aberta a novas possibilidades e avessa a restringir-se a um único tipo de registro, cantou o repertório de Bill Holliday.
Show Leila Pinheiro – Piano e Voz
Dia 17 de julho
20h30
Fortaleza de São José de Macapá
Rua Cândido Mendes, s/n
Ingressos R$ 15,00 e R$ 7,50
(estudantes, professores da rede pública, idosos, cliente BB)
Iracilda Tavares
Baseados nas informações do Banco do Brasil

Assessor de Comunicação Social - DCN / Secom
tavares@secom.ap.gov.br
Fone (96) 3212-1169

Nenhum comentário: