sexta-feira, 4 de julho de 2008

GEA E PMM ASSINAM CONVÊNIOS NA ÁREA DE SAÚDE

O Governo do Amapá e a Prefeitura Municipal de Macapá assinaram convênio na área de saúde no valor de R$ 1,93 milhão, para desenvolver projeto de Reorganização da Atenção Básica e Implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A assinatura aconteceu nesta quinta-feira, 3, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Faz parte do projeto a ampliação da rede de atendimento dos serviços de urgência e emergência.
A aplicação dos investimentos será nos centros de Saúde Lélio Silva (no bairro do Buritizal, zona sul), e Marcelo Cândia (no Perpétuo Socorro, zona norte), que funcionarão permanentemente as 24 horas/dia. O convênio começa a funcionar a partir da data de assinatura (03 de julho), e vai até dezembro de 2008, podendo ainda ser prorrogado conforme a necessidade e os termos da legislação aplicável. O objetivo é de ampliar a rede de atendimentos de urgência e emergência em Macapá, diminuindo a demanda do Hospital de Emergências, no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
As aplicações do recurso do convênio constam de aquisição de equipamentos médicos, instrumentos cirúrgicos, laboratórios, ambulâncias, medicamentos e correlatos, como também pagamento de plantões médicos.

Parceria
Segundo o secretário estadual de saúde, Pedro Paulo Dias de Carvalho, no ato representando o governador Waldez Góes, o projeto foi discutido em conjunto com a Prefeitura de Macapá, chegando ao modelo -- que é a descentralização dos serviços de urgência e emergência -- e vai desafogar a demanda no Hospital de Emergência (HE), como também descentralizar o atendimento de pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Pedro Paulo afirmou que na quarta-feira, 9, será liberada a primeira parcela no valor de R$ 1milhão e, no máximo em 60 dias, o restante do recurso
Para o prefeito de Macapá João Henrique Pimentel, a parceria na descentralização gradual, vem agilizar no atendimento de urgência e emergência. “Assim, o usuário das unidades de saúde de Macapá não se deslocará ao centro para ser atendido”, avaliou o prefeito, ressaltando que “cumprir o nosso papel, e mesmo com dificuldades, e poder desempenhar os serviços de atendimentos, é nossa meta; e com a parceria quem ganha é o usuário da saúde do Amapá”
A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Zilnaide Teixeira, que acompanha todo o processo disse: “A assinatura do convênio entre o Governo do Amapá e a Prefeitura Macapá, só tem a melhorar no atendimento da população carente, usuária dos serviços de saúde, principalmente porque os dois centros funcionarão 24 horas”, finalizou a presidente.

Informações: (96) 9114-6532/ 8116-4507.
Eliazar Bezerra

Assessor de Comunicação Social

Nenhum comentário: