quarta-feira, 9 de julho de 2008

GEA VAI APOIAR PROJETO FAZENDA DA ESPERANÇA NO AMAPÁ

O governador em exercício Pedro Paulo Dias de Carvalho reuniu, na manhã desta terça-feira, 8, no Gabinete do Palácio do Setentrião, com o bispo de Macapá, dom Pedro Conti e o frei Hans Stapel, para apresentação do projeto Fazenda da Esperança, com a pretensão de estender a instituição para o Amapá. Presente nos Estados brasileiros e no exterior, o projeto visa a recuperação de dependentes químicos e do alcoolismo.
Estiveram presentes também à reunião, o coordenador do projeto no Amazonas, Nelson Jiovanelle, o presidente do Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) Antônio Feijão, e o secretário de Estado da Comunicação Marcelo Roza.
O projeto Fazenda da Esperança nasceu em Guaratinguetá, no vale do Paraíba, em 29 de Junho de 1983, com a chegada de frei Hans Stápel, há 25 anos atrás, com o objetivo de trabalhar a recuperação de jovens e adultos que entraram no caminho do alcoolismo e das drogas. A intenção é construir uma nova experiência de vida baseada no amor cristão.
Segundo o coordenador da instituição, Nelson Jiovanelle, o projeto já existe em 18 estados brasileiros, com 40 comunidades, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas gerais, Bahia, Sergipe e Alagoas, entre outros. Além do Brasil, o Fazenda da Esperança está presente em 10 países, entre eles a Argentina, Paraguai, Rússia, Filipinas, Alemanha, México.

A iniciativa de trazer o projeto para o Estado do Amapá foi do bispo dom Pedro Conti, fruto de sua visita à Fazenda da Esperança no Estado do Amazonas. “Expliquei o projeto para o governador, que foi sensível à idéia; por isso estamos aqui”, explicou o bispo.
De acordo com frei Hans Stápel, o sucesso obtido na recuperação dos jovens fez com que o Fazenda da Esperança crescesse graças à contribuição de novos voluntários. Atualmente cerca de 2 mil jovens são atendidos pelo projeto. Disse ainda que o projeto é auto-sustentável. “Estamos vendo uma abertura muito grande por parte do Governo em aderir o projeto”, declarou Hans, acrescentando que “temos que estar juntos, para que o trabalho se desenvolva com mais rapidez, resgatando jovens, rebaixados de sua dignidade como pessoa humana, para que possam construir um futuro cheio de esperança e confiança em Deus, que os ama sem distinção”.
Sobre o assunto, o governador em exercício Pedro Paulo garantiu o apoio do Governo na implantação do projeto no Estado. “Aqui, não temos um centro específico para esse tipo de tratamento; vamos fazer de tudo para viabilizar a vinda desse projeto para o Amapá”.
De acordo com o presidente do Imap Antonio Feijão, o Governo estará viabilizando a doação de uma área medindo 130 hectares, localizada no quilômetro 30, nas proximidades da Br 156. A área é restrita, estruturada e contém todas as condições para instalação do projeto, com plantas frutíferas, tanques com 25 mil peixes, com capacidade de atender inicialmente 20 pessoas.
Na oportunidade foram apresentadas ao governador cartilhas voltadas para jovens de 5ª a 80ª série, para fins de conscientização e levar para as escolas a experiência da família esperança com os dependentes, cujo tema é “ viver de cara limpa é uma escolha”.

Iracilda Tavares
Assessor de Comunicação Social - DCN / Secom
tavares@secom.ap.gov.br
Fone (96) 3212-1169



Nenhum comentário: