O governador
Estiveram presentes também à reunião, o coordenador do projeto no Amazonas, Nelson Jiovanelle, o presidente do Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) Antônio Feijão, e o secretário de Estado da Comunicação Marcelo Roza.
O projeto Fazenda da Esperança nasceu em Guaratinguetá, no vale do Paraíba, em 29 de Junho de 1983, com a chegada de frei Hans Stápel, há 25 anos atrás, com o objetivo de trabalhar a recuperação de jovens e adultos que entraram no caminho do alcoolismo e das drogas. A intenção é construir uma nova experiência de vida baseada no amor cristão.
Segundo o coordenador da instituição, Nelson Jiovanelle, o projeto já existe em 18 estados brasileiros, com 40 comunidades, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas gerais, Bahia, Sergipe e Alagoas, entre outros. Além do Brasil, o Fazenda da Esperança está presente em 10 países, entre eles a Argentina, Paraguai, Rússia, Filipinas, Alemanha, México.
A iniciativa de trazer o projeto para o Estado do Amapá foi do bispo dom Pedro Conti, fruto de sua visita à Fazenda da Esperança no Estado do Amazonas. “Expliquei o projeto para o governador, que foi sensível à idéia; por isso estamos aqui”, explicou o bispo.
De acordo com frei Hans Stápel, o sucesso obtido na recuperação dos jovens fez com que o Fazenda da Esperança crescesse graças à contribuição de novos voluntários. Atualmente cerca de 2 mil jovens são atendidos pelo projeto. Disse ainda que o projeto é auto-sustentável. “Estamos vendo uma abertura muito grande por parte do Governo em aderir o projeto”, declarou Hans, acrescentando que “temos que estar juntos, para que o trabalho se desenvolva com mais rapidez, resgatando jovens, rebaixados de sua dignidade como pessoa humana, para que possam construir um futuro cheio de esperança e confiança em Deus, que os ama sem distinção”.
Sobre o assunto, o governador
De acordo com o presidente do Imap Antonio Feijão, o Governo estará viabilizando a doação de uma área medindo
Na oportunidade foram apresentadas ao governador cartilhas voltadas para jovens de 5ª a 80ª série, para fins de conscientização e levar para as escolas a experiência da família esperança com os dependentes, cujo tema é “ viver de cara limpa é uma escolha”.
Iracilda Tavares
Assessor de Comunicação Social - DCN / Secom
tavares@secom.ap.gov.br
Fone (96) 3212-1169
Nenhum comentário:
Postar um comentário