terça-feira, 1 de julho de 2008

Arraiá no Meio do Mundo: evento supera expectativas

Neste 2008, o Estado do Amapá ganhou arraial, quadrilha junina, jogos e brincadeiras. Assim como saborear iguarias: vatapá, mingau, pipoca, pé-de-moleque e muita canjica. Os mais corajosos enfrentaram o pau-de-sebo, um tronco alto e escorregadio, difícil de subir. Quem procurou namorar fez simpatias e pedidos para Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Tudo isso no parque de exposição da Fazendinha Engenheiro Agrônomo Antonio Roberto Ferreira da Silva, todo decorado com bandeirinhas, barracas e fogueiras para as festas juninas, palco do Arraial no Meio do Mundo, a maior festa junina da Amazônia.
Evento realizado pela Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), em parceria com o Governo do Estado, apresentando festa na roça, desfiles, shows, gincana estudantil, atividades esportivas, artesanato, comidas típicas e muito forró.
No espaço Point do Servidor, na quinta-feira, 26, a festa ficou por conta da Secretaria Especial de Defesa Social, onde aconteceu a 4ª eliminatória da gincana estudantil do festival junino, espetáculo de cores, dança e tradições, que tem objetivo de valorizar e potencializar o primeiro arraial no Meio do Mundo. Na disputa estavam às quadrilhas juninas escolares: Escola Barroso Tostes, Escola Everaldo Vasconcelos, Escola Walcyr Lima e Escola Igarapé da Fortaleza. A escola Igarapé da Fortaleza foi à vencedora da ultima eliminatória, continuando na luta pelo troféu e premiação do evento.
No quinto dia de programação de arraial, foram realizadas a 4ª eliminatória do festival de quadrilhas estudantil, disputas acirradas, com a apresentação dos grupos: Constelação Junina, Sabor Junino, Raio de Fogo, Estrela Vitoriense, Sensação Amapaense, Rosa Portuguesa, Piranha dos Matutos, Tropicaliente e grupo Revelação. Sendo os grupos Revelação (Macapá), Sabor Junino (Santana), Estrela Vitoriense (Vitória do Jarí), Tropicaliente (Macapá) e Piranha Matuta (Macapá), as classificadas da noite.
O Arraiá no Meio do Mundo, que se propõe ser a maior festa junina da Amazônia, teve comemoração especial de encerramento, no domingo, 29, com a confraternização de todas as secretarias de Governo, junto a comunidade amapaense.

Informações: 3241-6011/9112-8739/9114-5035/ 8115-8673/8112-1539


Nenhum comentário: