terça-feira, 13 de novembro de 2012

Unifap inaugura Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológica

Por: Kleber Soares
Assessoria Especial da Reitoria
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)



A Universidade Federal do Amapá (Unifap) inaugura no próximo dia 13 de novembro, às 16h, no campus Marco Zero, o Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá (Cepap). O evento é parte da programação prevista durante o Amazontech 2012. O Centro será um espaço para instruir os acadêmicos em todo o processo técnico cientifico usado pela pesquisa arqueológica de campo e laboratório, além de fortalecer a universidade como instituição voltada para o ensino, pesquisa e extensão.
Para o diretor do Cepap, professor Edinaldo Nunes, o novo espaço de trabalho é a concretização de um sonho que teve inicio em 2004 com a criação do Centro e principio das atividades arqueológicas de pesquisas na Unifap. “Antes, o Cepap funcionava em um espaço improvisado, apertado e precário. A partir de agora poderemos proporcionar condições dignas para os nossos alunos de graduação e pós-graduação desenvolverem as suas atividades acadêmicas a partir dos projetos de arqueologia”, garantiu o professor.
De 2005 a 2012, o Centro já desenvolveu oito projetos de pesquisas, entre eles estão: Levantamento, Prospecção e Salvamento Arqueológico da Área do Parque Nacional do Cabo Orange; Salvamento Arqueológico da Área do Projeto Amapari; Estudos dos Sítios Arqueológicos da Cultura Maracá Pré-Colonial: Padrão de Enterramento e o Projeto de Salvamento Arqueológico da Área do Condomínio Fechado da Vila Tropical, em Macapá.
Os quatro projetos mais recentes desenvolvidos no Centro são o de Salvamento Arqueológico da UHE Ferreira Gomes; Estudo Arqueológico e Histórico da Base Aérea do Amapá; Salvamento Arqueológico da Área da Granja Santa Marta, em Macapá, e Projeto de Monitoramento da área do Campus Marco Zero.
Esses projetos garantem a participação com bolsas de iniciação cientifica para oitos alunos dos cursos de graduação de história e artes visuais da Unifap. Até o momento, o Centro acumula o quantitativo de ter auxiliado na formação acadêmica e técnica de 16 alunos de graduação com bolsas, e participação direta em pesquisas de campo e laboratorial.
Atualmente, o Cepap possui em seu acervo o número aproximado de 40.000 fragmentos cerâmicos, 1.500 artefatos líticos (pedra), 47 vasilhames cerâmicos (vasos, urnas funerárias) e 236 artefatos históricos (cerâmica, porcelana e faiança, garrafas de vidro, corrente de metal). As peças coletadas mais antigas foram datadas pelos pesquisadores em 8.560 anos. As mais recentes são do século XIX.
A Unifap, por meio do Cepap, mantém a relação de consultoria científica com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O diretor Edinaldo Nunes informou que o novo prédio também será um local para estudos interdisciplinares. Os acadêmicos receberão treinamento em fotografia, desenho, restauração, computação, geografia, topografia, museografia, mapografia, geomorfologia, sedimentologia, arqueologia histórica e pré-histórica. Esses conhecimentos serão adquiridos por meio das pesquisas de campo e laboratório.

Nenhum comentário: