terça-feira, 27 de novembro de 2012

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA ÁREA DA SAÚDE CHEGAM AO AMAPÁ

Nesta sexta-feira, dia 30, a partir das sete horas da noite o Hospital São Camilo vai inaugurar novos espaços e equipamentos. Desde 2011 em reforma e ampliação, a unidade ganhou novo centro obstétrico, com salas para parto normal, cesário e recuperação, além de investimentos nas áreas de urologia, laboratório de patologia, tomografia computadorizada, hemodinâmica e posto de coleta de leite humano.
O São Camilo sai na frente oferecendo serviços e equipamentos de última geração que não existiam no Amapá, visando à prestação de serviços com excelência para a sociedade. Todas as novas instalações devem entrar em funcionamento ainda em dezembro. Com a entrega dos novos serviços, o hospital que atende 60% de pacientes pelo SUS, e os outros 40% de convênios e particular, espera aperfeiçoar a qualidade do serviço.
O São Camilo foi agraciado também este ano com a certificação de qualidade atestada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que é ligada ao Ministério da Saúde. O Hospital é o primeiro no Amapá a obter esta conquista. A certificação ONA utiliza uma metodologia única, a qual possui três diferentes níveis e se baseia nos sistemas de assistência, gestão e qualidade das organizações de saúde.
SERVIÇOS QUE SERÃO INAUGURADOS:
Centro Obstétrico
Duas salas de parto normal e duas para Cesário. Além de espaços para recuperação anestésica, pré-parto, vestiário, posto de enfermagem, recepção ao recém nascido e berçário. A capacidade de partos por mês vai aumentar de 380 para 390, sendo que 90% desse total são pacientes atendidas pelo SUS. Com o novo espaço, o Hospital São Camilo estará devidamente adequado a atender as exigências que a Lei Federal nº 11.108/05, que garante a presença de um acompanhante junto à mãe durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto.
Serviço de Urologia
Atendimento ambulatorial com consultas e pequenos procedimentos. O hospital vai oferecer ainda equipamento de última geração, único no Amapá a ter a sala de Litotripsia, que irá ampliar os atendimentos nas áreas de urologia e radiologia. O Litotridor é um equipamento considerado de última geração, destinado basicamente a fracionar cálculos renais.
Laboratório de Patologia
Reestruturação do ambiente para realização de exames que no mês podem chegar a 800.
Tomografia Computadorizada
O hospital dispõe de novo equipamento. Os exames de tomografia serão realizados por um aparelho multislice 16 canais, que contempla todos os tipos de exames, inclusive de alta complexidade, como a angiotomografia dos diversos segmentos. O aparelho facilita avaliação de pacientes com dificuldade de manter apneia respiratória, em função da maior rapidez nas aquisições das imagens.
Posto de Coleta de Leite Humano
Espaço destinado às mães de crianças internadas no hospital e pacientes do Hospital Alberto Lima e também as mães que moram próximas ao São Camilo que precisam de leite humano para o bebê.
Serviço de Hemodinâmica
Hospital conta agora com um equipamento de hemodinâmica dos mais modernos existentes no mercado para realização de procedimentos na área cardiológica. É o único hospital no Amapá a oferecer o serviço aprimorado de última geração. O equipamento permite diagnosticar e, quando indicado, tratar lesões obstrutivas das artérias do coração, do cérebro, do pescoço, dos rins e dos membros superiores e inferiores; além de doenças como aneurisma cerebral, cardiopatias congênitas, arritmias cardíacas graves, entre outras.

HISTÓRICO DO HOSPITAL SÃO CAMILO E SÃO LUÍS

Fundado em 07 de fevereiro de 1969, pelo Dr. Marcelo Cândia, o Hospital São Camilo e São Luís, iniciou com atividades direcionadas ao atendimento ambulatorial. Hoje, o Hospital se posiciona como uma grande unidade de saúde, com 188 leitos, contando com 10 leitos de terapia intensiva adulto e 9 de UTI Neonatal. Atende alta e media complexidade nas seguintes especialidades: ginecologia, obstetrícia, neonatologia, pediatria, cardiologia, ortopedia, traumatologia, médica, cirúrgica, anestesiologia, urologia, entre outras. O hospital oferece ainda pronto atendimento, ambulatório e internação. Equipamentos de raios-x, fisioterapia, ultrassonografia, holter, mapa, teste ergométrico, eletrocardiograma, endoscopia, exames de análises clinicas e patologia, tomografia, ressonância magnética, mamografia e outro.
O São Camilo atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), Convenio e Particular. Seu corpo médico é formado por profissionais com mestrado e doutorado que são referências na medicina no Amapá e fora do Estado.

Nenhum comentário: