sábado, 17 de novembro de 2012

Exposição de alunos da Escola José do Patrocínio mostra um olhar abstrato sob Fazendinha

Por: Rita Torrinha/Secult/GEA/Amapá


Por meio da linguagem fotográfica e sob a orientação do professor de arte Adriano Barreto, alunos do ensino fundamental da Escola Estadual José do Patrocínio direcionaram suas câmeras digitais para enquadrar o distrito da Fazendinha.
As imagens comuns, óbvias, passaram por manipulação e deram lugar a um novo olhar, que os cenários de lindas paisagens os favoreceram. O trabalho resultou na exposição "Fotofilmagens: Fazendinha, registros abstratos", que pode ser acompanhado no estande Café Literário, no Amazontech 2012.
A exposição é a culminância da proposta didática pedagógica da disciplina de artes, planejada pelo professor Adriano Barreto Lamarão e executada pelos alunos. “Os retratos passaram por programa de manipulação de imagem para serem feitas correções e as devidas inversões. Após essa etapa, os retratos foram revelados, já com a construção de um novo olhar, em papel adequado. O objetivo é estimular o potencial criativo dos alunos, onde a apreciação é de fundamental importância para a construção do seu conhecimento", explica o professor.
As imagens abstratas revelam formas inéditas e variadas, levando ao expectador a uma busca de tramas, texturas, figuras, que se formam de acordo com o ponto de vista do observador. Dessa forma, imagens originais de frutas, paisagens, texturas, fauna, arquitetura e objetos se tornam, com a manipulação, visões caleidoscópicas, misturando formas e cores.
A exposição "Fotofilmagem: Fazendinha, registros abstratos" está abrigada no estande Café Literário, no Amazontech, que funciona das 16h às 22h.

Nenhum comentário: