terça-feira, 22 de setembro de 2009

Programação na UEAP marca dia de luta do deficiente

As conquistas no acesso da pessoa com deficiência à educação superior com garantia de permanência e qualidade na formação, e os desafios do cotidiano serão lembrados na programação da Universidade do Estado do Amapá dedicada aos acadêmicos com deficiência, professores e técnicos da instituição, neste dia 22/09. O evento marcará a passagem do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, transcorrido na última segunda-feira, 21.
Um vídeo documentário será exibido na abertura da programação, às 17h30, mostrando a trajetória da política inclusiva e seus efeitos nas diversas esferas civis e institucionais da sociedade. A cerimônia contará com a presença do Reitor da UEAP, professor José Maria da Silva, que assinará portaria dando nova formação ao Comitê de Educação Inclusiva. Em seguida, haverá a palestra “A educação especial na perspectiva inclusiva”, ministrada pela professora Simone Freitas, e no encerramento, será servido um coquetel em comemoração à data.
No âmbito da Universidade do Estado do Amapá, a acessibilidade acontece desde o processo de abertura de vagas para os cursos superiores da instituição através da existência de cota específica em que só concorrem pessoas com deficiência, equivalente a 5% do número de vagas de cada curso. Atualmente, 16 estudantes já entraram na UEAP pelo sistema de cota para pessoa com deficiência.
Uma vez aprovado, o acadêmico cego, surdo, com dificuldade de locomoção ou que necessite de cuidados especiais é representado dentro da Universidade por órgão próprio. O Núcleo de Educação Inclusiva (NEI), criado em 2008, oferece serviço diferenciado de apoio didático-pedagógico, adaptações arquitetônicas e tecnológicas assistidas, fomento à formação inicial e continuada dos recursos humanos, entre outras ações.
O NEI é gerenciado pelo Comitê de Educação Inclusiva, composto paritariamente por professores da educação inclusiva, técnicos de braile, libras e áreas afins, e alunos com deficiência pertencentes à comunidade universitária. Entre as conquistas do NEI está o reconhecimento do Núcleo junto à Secretaria de Educação Especial do MEC; IBC (Instituto Nacional de Educação para Cegos “Benjamim Constant”); INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos); Fundação Dorina Nowell para Cegos.
Parceria - A Universidade do Estado, através do NEI, será parceira do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS), na realização de oficinas dentro da programação do Dia Nacional do Surdo. A Universidade cederá os tradutores para a linguagem de libras. A programação do CAS inicia nesta quarta-feira (23/09) e se estende até o dia 25.

Keila Gibson
Assessora de Comunicação - Universidade do Estado do Amapá (Ueap)
Jornalista - 1611DRT/PA
Contatos: (96)2101 0523 - (96)81241626

Nenhum comentário: