segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Dia de Luta do Deficiente será marcado por caminhada

POR: Renivaldo Costa

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta do Portador de Deficiência, celebrado em 21 de setembro, o Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (NEES/Seed) vai realizar uma caminhada para marcar a data.
O evento está marcado para o dia 21, a partir das 16h, com a concentração no Centro de Apoio ao Surdo (CAS), na Avenida Mendonça Furtado entre Leopoldo e Hamilton, e encerramento na Praça da Bandeira, com um ato público.
Durante a caminhada, que terá a presença de inúmeras entidades que abraçam a causa do deficiente, será enfatizada a questão da acessibilidade, principalmente em relação ao transporte coletivo e a prédios públicos. “Não queremos ter um transporte exclusivo, especial para quem é deficiente. Isso seria uma forma de segregação social. O que precisamos é de um sistema de transporte inclusivo, que permita o acesso aos ônibus coletivos da cidade", destacou Jodoval Farias, deficiente visual.
Para Maria Alice da Costa Oliveira, gerente do NEES, a situação do portador de deficiência é ainda mais séria em todo o País. “Estamos lutando por transporte mas, precisamos de muito mais que isso. As nossas reivindicações são tantas que não dá para enumerar rapidamente. É preciso, principalmente, que haja respeito por parte da sociedade e das pessoas que estão no poder”, desabafou.
Durante a manifestação várias faixas serão levadas até a Praça da Bandeira, exigindo respeito, dignidade e o direito do exercício pleno da cidadania pelos milhares de deficientes que vivem no Amapá. “A nossa luta não vai parar nunca. O Setap já nos informou que até o meio do próximo ano já tenhamos uma parte dos nossos ônibus adaptados. E isso é só o começo. Temos ainda muita coisa para reivindicar em benefício dos deficientes amapaenses”, ressaltou Maria Alice.
Dia 21 de setembro
O Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os Estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e também como forma de divulgar as lutas pela inclusão social.

Nenhum comentário: