quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Museu Fortaleza de São José será reaberto em outubro

A visitação pública do Museu Fortaleza de São José de Macapá será retomada no mês que vem conforme previsão para conclusão dos serviços de manutenção que incluem pintura interna e externa da instituição, além da substituição de todas as passarelas de acesso. Os serviços realizados no Museu Fortaleza são com recurso próprio do Governo do Amapá.
De acordo com a diretora da instituição Obde Gadelha, a iniciativa visa à melhoria do funcionamento do espaço físico e a qualidade nos serviços oferecidos à população. “Hoje a Fortaleza é destaque não só em nível local, mas também nacional, eleita a primeira entre as sete maravilhas, hoje ela é referência não apenas histórico cultural, mas também turística arqueológica”, ressaltou.
Os serviços que estão sendo realizados no Museu Fortaleza de São José de Macapá inclui substituição do madeiramento de todas as passarelas que dão acesso ao patrimônio histórico, pintura nas áreas interna e externa dos prédios, guaritas e casamatas, aplicação de herbicida e extração da vegetação crescida nas muralhas na área interna e externa, revisão da rede elétrica interna e subestação entre outros.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) disponibilizou um Biólogo para atuar no indicativo e orientação do produto a ser utilizado na aplicação do herbicida. O exercito Brasileiro também tem sido um grande parceiro, que todos os anos, disponibiliza soldados para fazerem retirada da vegetação crescida nas muralhas da Fortaleza.
“Memória social depende da proteção dos elementos do passado, que é a preservação e a conservação do prédio em si”, afirmou Obde.

Iracilda Tavares
Assessora de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucio

Nenhum comentário: