sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Batalhão Ambiental divulga vazamento de ácido no Distrito Industrial do AP

Fonte: Portal Amazônia, com informações da TV Amapá

MACAPÁ - O Batalhão Ambiental do Amapá (BTAM/AP) divulgou hoje (24) um vazamento de ácido, ocorrido ontem (23), no Distrito Industrial do Amapá, no em Santana, causado pelo mau acondicionamento do produto em garrafas plásticas de dois litros, transportado em uma carreta.
O caminhão que trouxe a carga, avaliada em cerca de R$ 100 mil, não tem identificação e nem autorização de transporte de produtos corrosivos e tóxicos. Duas empresas, responsáveis pelo veículo, foram autuadas.
Siga o Portal Amazônia no Twitter
Conforme o titular do BTAM, coronel Roberto Nascimento, a preocupação do órgão é que o produto chegue até o Rio Matapí, que fica a poucos metros do local. A quantidade que vazou ainda não foi apurada, mas a área foi isolada, para evitar um acidente ambiental, como a morte dos organismos vivos, peixes e algas. O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) foi acionado para confirmar a composição do líquido.
- Acreditamos que o líquido seja composto por amônia e ácido inorgânico, utilizados em limpeza de piso. Mas ainda não há certeza. O líquido é tão forte que chegou a corroer parte do alumínio da carreta que o transportava. Soubemos do vazamento por meio da comunidade. As pessoas que souberem de crimes ambientais poderão denunciar pelo o número 3282-1091 ou 190, disse Roberto Nascimento.(ET)

Nenhum comentário: