quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Gestores da Amazônia debatem questões ambientais

O governador do Amapá, Waldez Góes, já confirmou presença na Cúpula Amazônica de Governos Locais, que acontece, de 7 a 10 de outubro, no Centro de Convenções em Manaus (AM), no Studio 5. O evento contará com a participação de prefeitos, vereadores, deputados, senadores e representantes do Governo Federal. Entre outros assuntos, serão discutidas as alterações nas legislações municipais, estaduais e federais em assuntos ligados ao Meio Ambiente.
Para o secretário especial de Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos Farias, o evento vai oportunizar a todos os gestores que lidam com o Meio Ambiente a partilha de experiências e a oportunidade de um “nivelamento” entre as ações e estratégias visando uma maior desenvoltura dos governadores, prefeitos e secretários de Meio Ambiente dos Estados e municipios, levando-se em conta as mudanças clímáticas.
O primeiro painel temático, “A Amazônia nas Negociações de Mudanças Climáticas”, será realizado no dia 8 de outubro, de 13h30 às 15h30, e terá como itens de discussão a pluralidade nas negociações de mudanças climáticas, redes de governos locais e os bens comuns globais (clima e biodiversidade), o olhar das Nações Unidas para a Amazônia, sociedade civil na proteção à Amazônia e iniciativa privada e responsabilidade socioambiental.
O segundo painel temático, “Soluções Ambientais”, acontecerá no mesmo dia, no período da tarde, de 15h45 às 18h. Serão discutidos os mecanismos de controle ambiental, o saneamento básico e gestão da água, a regularização fundiária e planejamento urbano, logística na Amazônia e mobilidade urbana, trabalho decente e empregos verdes e construção sustentável e habitação na Amazônia.
O terceiro grande painel será realizado no dia 9 de outubro, de 8h30 às 10h30, tendo como tema: “Políticas Públicas e Instrumentos de Gestão”. Nele, serão discutidos os desafios da inclusão do setor nas mudanças do uso do solo e florestal, mudanças climáticas e serviços ambientais, integração cidade-floresta, políticas públicas e desenvolvimento local, energia e sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e economia de baixo carbono.
Veja a programação geral do evento:
Quarta-feira, 07 de outubro:
17 horas - Abertura da Cúpula
19 horas - Abertura Cultural: a vida amazônica e as mudanças climáticas.
Quinta-feira, 08 de Outubro:
8h30 - Painel Introdutório: Mudanças Climáticas, a Amazônia e suas Cidades
11h - A Metodologia da Cúpula: direcionamento
13h30 - Painel Temático A: A Amazonia nas negociações de mudanças clímáticas, abordando os subtemas: Pluralidade nasnegociações de mudanças climáticas; Redes de Governos Locais e os Bens Comuns Globais: Clima e Biodiversidade; O olhar das Nações Unidas para a Amazônia; Ciência e Tecnologia: alternativas para a Amazônia; Sociedade Civil na Proteção à Amazônia e Iniciativa Privada e responsabilidade sócio-ambiental.
15h45 - Painel Temático B: Soluções ambientais, abordando: Mecanismos de controle Ambiental; Saneamento Básico e gestão da água; Regularização fundiária e planejamento urbano; Logística na Amazônia e mobilidade urbana; Trabalho docente e Empregos Verdes e Construção Sustentável e Habitação na Amazônia.
Sexta-feira, 09 de Outubro:
8h30 - Painel Temático C: Políticas Públicas e Instrumentos de Gestão, abordando: Mercado internacional de carbono; Mudanças climáticas e serviços ambientais; Integração Cidade-Floresta; Politicas Publicas e Desenvolvimento Local; Energia e Sustentabilidade; Responsabilidade socioambiental e Economia de Baixo Carbono.
10h45 - Fóruns setoriais, abordando: Setor 1 (Poder público local); Setor 2 (Comunidade técnico-cientifica); Setor 3 (Iniciativa privada); Setor 4 (Organizações não governamentais).
14h30 - Apresentação de Resultados dos Foruns Setoriais;
15h: Leitura da Carta de Manaus, Pronunciamento dos Negociadores e Convite à Visita Tecnica;
16h45 - Encerramento Politico e Cultural: Atração Cultural.
Sábado, 10 de Outubro:
Visitas técnicas para conhecimento da realidade dos municipios amazonicos.

Mais informações:
e-mail cupula@cnm.org.br, e (61) 2101-6654, (Andreza Santos)
Edgar Rodrigues
Assessor de Comunicação
Núcleo de Jornalismo Institucional
(96) 3212-1169
www.amapa.gov.br

Nenhum comentário: