segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Adolescentes comprometem a saúde em busca da beleza

POR: Flávia Fontes

Cresce o número de adolescentes que prejudicam seriamente a saúde na busca do corpo perfeito. Com tantas cobranças sociais, físicas e comportamentais, alguns adolescentes comprometem a qualidade da alimentação e consequentemente, da saúde. É comum, nas rodas de amigas, sugestões de dietas com origem duvidosa que prometem a tão sonhada boa aparência e que, na realidade, geram doenças como: desnutrição, anorexia, obesidade, entre outras.
A nutricionista, Silvia Regina Ferraz, explica que as necessidades energéticas dos adolescentes são elevadas ao comparadas com as de crianças, então, quando eles se privam do consumo adequado de energia alguns nutrientes também ficam em débito. “O que pode acarretar carências nutricionais, como queda de cabelo, unhas fracas, pele manchada, anemias, entre outras situações clínicas características. Podendo assim, interferir até no processo de crescimento corpóreo e no desenvolvimento hormonal”, alerta.
GAROTOS EM BUSCA DA BELEZA IDEAL
Embora o gênero feminino seja o alvo principal da Indústria da Beleza que domina anúncios publicitários e exibe parâmetros de formosura absoluta, como fundamental para uma vida feliz e realizada. Nos últimos anos, os garotos também vêm sendo submetidos às exigências mercadológicas de um "corpo sarado" e aos mesmos sofrimentos de suas irmãs, amigas ou namoradas. “Não somente os adolescentes meninos, mas também homens estão cada vez mais vaidosos e isso pode comprometer a saúde deles”, comenta a nutricionista.
ATENÇÃO! A MÁ ALIMENTAÇÃO PODE GERAR DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES
Regina Ferraz, explica que alimentos que contém triptofano (um tipo de proteína que o organismo converte em serotonina), são responsáveis por relaxar, melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar. Alguns estudos afirmam também que a falta de nutrientes como o cálcio, o fósforo, o magnésio e o ácido fólico pode gerar problemas no Sistema Nervoso; a falta de vitamina B12 pode debilitar a capacidade cognitiva do adolescente; e o ômega 3 é responsável pela proteção dos nervos, além de melhorar a transmissão elétrica dos neurônios. “Portanto, uma alimentação composta de grãos, carnes magras, banana, abacate, verduras com verde intenso, frutas cítricas e peixes é um excelente exemplo de fontes destes nutrientes bons ao cérebro”, informa.
EVENTO PROMOVE SAÚDE ALIMENTAR PARA ADOLESCENTES
No Dia Nacional da Juventude, acadêmicos e profissionais de Nutrição participarão da Ação Social na Unidade Básica de Saúde Marcelo Candia. De acordo com a Professora de Nutrição da Faculdade Seama, a população receberá orientação quanto aos benefícios da alimentação adequada e saudável para adolescentes. A programação ocorrerá nos dias 22 e 23 de setembro, no horário das 09h às 17h, na UBS Marcelo Candia, localizada no Jardim Felicidade.

SERVIÇO:
Departamento de Jornalismo e Imprensa da Faculdade Seama
E-mail: jornal@seama.edu.br
Fones: (96) 2101 5151 ramal 5160

Nenhum comentário: