sábado, 19 de junho de 2010

Governo do Amapá realizará II Fest Açaí no Meio do Mundo

O Governo do Amapá promove de 24 de junho a 2 de julho o II Fest Açaí, no Parque de Exposição da Fazendinha. Nesse período, o espaço será transformado em um campo produtivo com apresentação de alimentos derivados do açaí e toda sua potencialidade para o artesanato. O evento é desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e o Sindicato dos Produtores e Beneficiadores dos Produtos da Floresta no Açaí do Amapá (Sindaçaí).
A festa acontece simultaneamente à programação do Arraiá no Meio do Mundo, a Maior Festa Junina da Amazônia. O objetivo é divulgar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local do Açaí (APL), do Governo do Estado, que tem como meta quatro eixos de atuação: desenvolvimento da produção, processamento do fruto, comercialização e promoção do produto (capacitação de produtores e beneficiadores).
Em 2009, o festival movimentou mais de R$ 32 mil, em apenas dois dias. A meta este ano é dobrar o valor alcançado no ano passado. Durante o II Fest Açaí, os empreendedores da cadeia produtiva farão exposição e comercialização do produto e de seus derivados em um festival Gastronômico.
A programação inclui ainda concurso para a escolha da Rainha do Festival do Açaí e atividades esportivas como acerto ao alvo, corrida do saco, corrida do ovo, travinha, futebol masculino e feminino, cabo de guerra e espoca balão. Na praça de alimentação, haverá vendas de açaí, bebidas e comidas. Os participantes farão também apresentação de equipamentos como maquinários e amassadeiras, além de uma feira de artesanato com produtos feitos à base do caroço do açaí.
No dia 29 de junho, a partir das 17 horas no barracão da Expofeira, Mesa Redonda sobre a temática da produção do açaí. O público alvo são produtores, beneficiadores, técnicos e acadêmicos. Às 21h ocorrerá a escolha da Rainha do II Fest Açaí. 10 garotas concorrerem ao título. Ainda no dia 29, o Sindaçaí homenageia os batedores de açaí mais antigos do Estado do Amapá com a entrega de placa de honra ao mérito.
No dia 2 de julho acontece o encerramento com o show da banda Solteirões do Forró.
Confira a programação do II Fest Açaí 2010
24 de junho
20h: Abertura do II Fest Açaí
25 de junho
15h: Atividades esportivas
Acerto ao alvo
Corrida do saco
Corrida do ovo
Travinha
Torneio de futebol masculino e feminino
Cabo de guerra
Espoca balão
26 e 27 de junho
15h: fase eliminatória do torneio de futebol
29 de junho
17h: Mesa redonda sobre a Produção de Açaí
18h: Entrega da placa de Honra ao Mérito
21h: Concurso da Rainha do Festival do Açaí
2 de julho
15h: Fase final do torneio de futebol masculino e feminino
Entrega da premiação com a banda Solteirões do Forró

Nenhum comentário: