quarta-feira, 16 de junho de 2010

Oficina em Tracoma

A Divisão de Vigilância Epidemiológica, da Coordenação de Vigilância em Saúde do Estado – CVS promove, até sexta, dia 18 de junho, oficina de capacitação em Tracoma, para os profissionais de saúde que atuam na área de vigilância, no auditório da CVS, situado na Travessa Almirante Barroso, nº 619, entre Hamilton Silva e Leopoldo Machado no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, ministrada pelos técnicos do Ministério da Saúde Oscar Soares, Antonio Pombo e Elama Fior.
Os objetivos da oficina são a capacitação dos profissionais no diagnóstico e tratamento da doença; implantação do protocolo de ações preconizado pela Organização Mundial de Saúde – OMS e a criação da rede de facilitadores locais para a multiplicação do conhecimento em todo o estado.
Nesta quinta-feira 18 de junho, acontece nas escolas Osvaldina Ferreira e Izanete Victor uma aula prática, com busca ativa dos casos de Tracoma, que acomete principalmente as crianças, cujo tratamento é negligenciado no Brasil, principalmente pelo desconhecimento da doença. A busca nas escolas acontecerá somente na quinta-feira e o encerramento da oficina na sexta.
A saída para as escolas será da sede da CVS às 8 horas.
Informações: Iracilda Costa 096 9147-9602
Tracoma é uma doença oftálmica altamente contagiosa, de etiologia bacteriana, causadora de comprometimentos na córnea e na conjuntiva. Provoca fotofobia, dor e lacrimejamento, podendo levar à cegueira.
É causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e é transmitida por contato direto com os olhos, nariz e secreções bucais de indivíduos afetados, ou então através de objetos que tiveram em contato com essas secreções.
A bactéria possui um período de incubação de 5 a 12 dias, depois dos quais o indivíduo apresenta sintomas de conjuntivite ou irritação ocular, corrimento ocular, pálpebras inchadas, triquíase (inversão no crescimento dos cílios), inchaço dos nódulos linfáticos junto aos ouvidos
Prognóstico
Se não for tratada adequadamente com antibióticos, os sintomas poderão evoluir e causar cegueira, resultado da ulceração e cicatrização da córnea. A cirurgia também pode ser necessária para tratar deformações das pálpebras.
História
A doença é uma das mais antigas doenças oculares conhecidas, tendo sido identificada há aproximadamente 27 anos d.C. A maioria das pessoas infectadas vive em países subdesenvolvidos e pobres de África, do Oriente Médio e da Ásia, porém há registro de acometimento no Brasil, o que leva às vigilâncias em saúde a capacitar os profissionais para no reconhecimento e combate ao Tracoma. A doença pode ser efetivamente tratada com antibióticos, prevenida através de higiene adequada e educação em saúde.

Nenhum comentário: