quarta-feira, 9 de junho de 2010

Workshop- Combate à violência

A Secretaria de Saúde do Estado do Amapá, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e do Grupo de Atividades e Monitoramento de Agravos por Fatores Externos (GAMAFE), realiza no período de 16 a 18 de junho o Workshop “AmaPaz”. O objetivo do encontro é elaborar um Plano Estadual de Atenção Integral às Vítimas de Violências.
A abertura do evento acontecerá no Auditório do Monumento Marco Zero a partir das 19h.
Durante o Workshop, os representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, estarão elaborando propostas de intervenção contra a violência na área da prevenção primária, secundária e terciária. O encontro contará com a participação de pesquisadores do Centro Latino Americano de Estudos sobre Violência e Saúde (CLAVES); Consultores do Ministério da Saúde e técnicos da Secretaria de Saúde do Estado do Mato Grosso do Sul.
“As violências representam uma ‘epidemia social’ emergente em nosso país, devendo ser tratado pela Secretaria de Saúde do Estado como problema de Saúde Pública, pois tem provocado forte impacto na nos casos de internações e mortes da população brasileira”, explica a Coordenadora do Gamafe, Silvia Maués.
Segundo dados divulgados pelo Sistema de Informação (SIM), no Amapá, o quadro sobre mortalidade não está diferente do restante do país, mesmo com sub-notificação, foram apresentadas um coeficiente de Mortalidade Específica por Causas Externas, em 2008 na ordem de 57,7 para um número de 100.000 habitantes.
De acordo com o Secretário de Saúde do Estado, Elpídio de Carvalho, o Workshop é uma maneira de recuperar a qualidade de vida da população ao proporcionar informação de qualidade, por meio de estratégias de monitoramento dos acidentes e violência em nosso Estado.
Programação
16/06 (Quarta-feira)
19h Abertura- Auditório do Marco Zero
17/06 (Quinta-feira)
8 h as 18h- Auditório do Marco Zero
18/06(Sexta-feira)
8h as 18h- Auditório do Centro Integrado de Operações de Defesa Social- Ciodes

Ascom/Sesa
Elder de Abreu 9902 5364

Nenhum comentário: