sábado, 5 de junho de 2010

A MAIOR FESTA JUNINA DA AMAZÔNIA INICIA NESTE SÁBADO, 5

Começa neste sábado, 5, a Maior Festa Junina da Amazônia, o Arraiá no Meio do Mundo. A abertura será no Parque do Forte, a partir das 17 horas, com o show da cantora Elba Ramalho. No domingo, 6, a festa continua em comemoração ao quarto ano de aniversário do Parque do Forte. A programação foi preparada para agitar a população amapaense, com atividade cultural infanto-juvenil, feira de artesanato, shows musicais, apresentação de quadrilhas, vendas de bebidas e comidas típicas e muito mais.
Além de Elba Ramalho, atrações como os Cabuçus, Forró Chico Boa, Raízes do Nordeste, Forró Banda Ferro no Ferro, Banda Forró & Cia, Ramon Frazelly & Banda estão confirmadas para animar o Arraiá. Nesse período, o Parque do Forte estará todo caracterizado com motivos juninos.
A partir do dia 5 de junho inicia o concurso dos grupos juninos dos quatros pólos (Macapá, Santana, Amapá, Laranjal do Jarí e do sub-polo Bailique), para a escolha das quadrilhas que irão participar do Festival Estadual.
No dia 24 o Arraia no Meio do Mundo continua no Parque de Exposições da Fazendinha, especialmente ambientado, como manda a tradição junina. A programação inicia no dia 24 de junho e prossegue até 2 de julho, período em que ocorrem as eliminatórias dos grupos juninos, concurso das quadrilhas tradicionais, concurso da Rainha do 2º festival do Açaí e a etapa final do Festival Estadual.
Nesse período, o Parque de Exposições da Fazendinha oferecerá aos visitantes vendas de comidas típicas e bebidas, artesanatos, brincadeiras juninas, shows musicais, parque de diversões, point do Servidor Público e muitas outras atrações.
De acordo com a presidente da Federação das Entidades Folclóricas do Amapá, Daina Ramos, este ano, a Maior Festa Junina da Amazônia conta com a participação de 104 grupos juninos de todo o Estado, divididos em quatro pólos e um sub-pólo. O Governo do Amapá é o maior incentivador da cultura amapaense, o que torna o movimento junino, a maior organização folclórica do Amapá, mobilizando centenas de trabalhadores e profissionais em todos os eventos.
No dia 2 de julho ocorrem as premiações às quadrilhas campeãs do Festival Junino 2010. Na sequência, show com a Banda Solteirões do Forró, atração especial que marcará o encerramento da Maior Festa Junina da Amazônia.
No ano passado, o Arraiá no Meio do Mundo levou mais de 20 mil pessoas ao Parque de Exposições da Fazendinha, de acordo com os coordenadores do evento. A expectativa para este ano é de o número de visitantes supere a marca do ano anterior.
O Arraiá no Meio do Mundo já é um evento do calendário cultural do Amapá. São meses de preparo, envolvendo dezenas de pessoas até o resultado final, que proporciona, além da diversão aos visitantes, movimentação financeira para o Estado, empregando pessoas, gerando renda e abrindo o Amapá para o cenário nacional da cultura.
Quem visitar o Parque de exposições acompanhará também o II Fest Açaí, que acontecerá no mesmo período do Arraía no Meio do Mundo. O festival tem como objetivo divulgar o Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento do Açaí no Amapá, apresentando os quatro eixos de atuação: aumento da produção, processamento do fruto, comercialização e promoção do produto. Haverá exposição de artesanato, confeccionados com o açaí, espaço gastronômico e muitas outras atrações.
Confira a Programação
Arraiá no Meio do Mundo, a Maior Festa Junina da Amazônia, 5 de junho a 2 de julho de 2010
Programação do Parque do Forte
Dia 5/06/10 (Sábado)
Abertura oficial do Arraiá no Meio do Mundo
Local: Parque do Forte
horário: 17 h
Atividades culturais infanto-juvenil
Feira de artesanato
Comidas típicas
Apresentação das quadrilhas Estrela do Norte e Cruzeiro do Sul, campeãs de 2009
Atrações musicais:
Os Cabuçus
Forró Chico Boa
Raízes do Nordeste
Forró Banda Ferro no Ferro
Show nacional com a cantora Elba Ramalho: 22 h
Dia 6/06/10 (Domingo)
Continua a festança, com o quarto aniversário do Parque do Forte
Horário: 17 h
Atividades culturais infanto-juvenil
Feira de artesanato
Comidas típicas
Apresentação das quadrilhas Tradição Junina, Rosa dos Ventos e Boi da Lua do Amapá
Shows musicais locais:
Banda Forró & Cia
Ramon Frazelly & Banda
Programação das Seletivas dos Polos
Local: Município de Macapá, Santana, Amapá, Laranjal do Jarí e Distrito do Bailique.
Dia 5 e 6 de junho
Sub-pólo Bailique: Apresentam-se cinco quadrilhas, sendo selecionadas três para a etapa estadual, em Macapá.
12 de junho
Pólo Amapá: Apresentação de sete grupos e classificação de quatro para a etapa estadual, em Macapá.
17 de junho
Pólo Santana (Praça Cívica)
Apresentam-se 12 quadrilhas estilizadas, sete serão classificadas para a etapa estadual. As quadrilhas tradicionais, participarão do concurso tradicional.
20 de junho
Pólo Laranjal do Jarí
Apresentação de 12 quadrilhas, seis serão classificadas para a etapa estadual, em Macapá.
9 a 13 de junho
Pólo Macapá (Sambódromo)
Apresentam-se 40 quadrilhas, das quais 20 vão para a final.
Programação do Arraiá no Meio do Mundo
24 de junho
Abertura do Festival Estadual do Arraiá no Meio do Mundo
Local: Parque de Exposições da Fazendinha.
24 de junho
Abertura do 2º Festival do Açaí (Fest-Açaí)
Local: Parque de Exposições da Fazendinha.
25 a 27 de junho
Início das eliminatórias.
28 de junho
Concurso das quadrilhas Tradicionais.
29 de junho
Concurso da Rainha do Festival do Açaí.
30 de junho e 1º de julho
Final do Festival Estadual.
2 de julho
Show nacional com a Banda Solteirões do Forró e entrega da premiação para as quadrilhas campeãs.

Nenhum comentário: