quarta-feira, 9 de junho de 2010

Realização do Festival do Açaí mobiliza instituições parceiras

O Governo do Amapá, com participação direta de membros do Sindicato dos Produtores de Açaí do Amapá (Sindaçaí) deu início a organização da programação do II Fest Açaí, a ser realizado no Parque de Exposições da Fazendinha, de 29 de junho a 2 de julho.
O festival tem como objetivo divulgar o Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento do Açaí no Estado do Amapá, bem como apresentar os quatros eixos de atuação do Programa: aumento da produção, processamento do fruto, comercialização e promoção do produto.
Em 2009, o festival movimentou R$ 32.278, em dois dias de evento, oportunizando a participação de empreendedores do açaí, ambulantes e artesãos. Este ano, a meta é superar os números - de vendas, investimentos, pessoas inseridas no evento e de público.
A programação do II Fest Açaí está sendo definida. Haverá gastronomia, cultura, artesanato e demais eventos que ajudarão a impulsionar o trabalho com o açaí, desde sua produção e colheita, até seu beneficiamento e manufatura. Tudo será mostrado nos cinco dias de festival. A população terá muito o que prestigiar.
A realização do festival conta com o apoio de 22 instituições, entre secretarias de governo, institutos, Banco do Brasil, prefeituras municipais, associações, sindicatos e departamentos federais vinculados ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). A coordenação é da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).
Atividades previstas e realizadas:
Estão previstas para esse primeiro semestre, atividades de consultoria com as associações do Maracá e Foz do Mazagão. A atividade de apoio à gestão das associações é para a elaboração do Plano de Ação 2010.
Dados da Setec registram que 535 extrativistas tiveram acesso à capacitação e inovações tecnológicas, e cerca de 200 batedores de açaí também. Entre os anos de 2008 e 2009 1.019 produtores de açaí foram capacitados dentro das técnicas de conhecimento de manejo de mínimo impacto, técnica repassada pela Embrapa.
Somente no ano de 2008 foram manejados na área territorial do Estado 343 hectares. Em Macapá existem cinco áreas distribuídas, o que dá um total de 53 hectares de manejo. No arquipélago do Bailique 111 hectares estão sendo manejados, Santana 28, Itaubal 74 e Mazagão 72, totalizando 343 hectares em todo o Estado.
Arranjos Produtivos Locais e Redes de APLs no avanço da produção do açaí:
Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empresas ou produtores que atuam em torno de uma atividade produtiva. As APLs são representativamente, em sua maioria, formadas por micros, pequenas e médias empresas.
A Rede de APLs é um processo de integração e de articulação dos arranjos produtivos e tem o objetivo de desenvolver os aglomerados econômicos do Estado do Amapá. Ela visa promover ações conjuntas, estabelecer parcerias para atendimento às diferentes necessidades identificadas nos arranjos produtivos selecionados.
Existe no Estado do Amapá um ambiente de cooperação mútua entre os agentes públicos e privados: governo federal, governo estadual, municípios, setor empresarial, associações, ONG’s, empresas públicas e privadas e instituições de pesquisa e desenvolvimento.
Essa ambientação, fomentada pelo governo amapaense, é que vem incentivando e propiciando avanços significativos para o fortalecimento da cadeia produtiva do açaí.

Nenhum comentário: