quinta-feira, 29 de março de 2012

Ciclo do Marabaixo e do Batuque no Amapá começa dia 7 de abril

Por: Elcio Barbosa

A Federação Folclórica Cultural do Amapá – (FFCA) foi criada com o objetivo útil de Divulgar, Promover e Incentivar a prática da Cultura através da Dança do Marabaixo e do Batuque existentes nas comunidades do Município de Macapá e Santana.
A FFCA desenvolve ainda a prestação de quaisquer serviços que venham contribuir para o fomento das atividades Afro-Descendentes, racionalização e das Ações Econômicas, Sociais dos associados da Federação em todo o Amapá.
A FFCA é uma Sociedade Civil, sem fins lucrativos, conforme indicação do Estatuto Social. Possui sede localizada na Avenida Mendonça Junior, nº 1275 no Bairro Central (antiga Favela), em Macapá no Amapá.

Direcionamento
O Ciclo do Marabaixo de 2012 inicia no dia 7 de abril com vasta Programação elaborada pela diretoria da FFCA nos bairro central (Favela) e do Laguinho. A preservação de comunidades tradicionais compreende-se uma relevante importância da conservação de patrimônios culturais, que tem um conhecimento empírico, cheio de informações traduzidas em gestos, costumes, hábitos, tradições, danças, cantos e demonstrações de fé, envolvendo o religioso e o lúdico. Encontra-se no turismo, meios de preservação de elementos significativos de culturas materiais e imateriais, que podem torná-los produtos de consumo de turistas.
O Ministério do Turismo desde de (2006), considera a cultura das comunidades tradicionais uma ferramenta importante dentro do turismo cultural, logo desenvolvendo – se economicamente e socialmente as mesmas, no entanto quanto maior a diversidade de culturas, maior as possibilidades de identificar futuros produtos turísticos.

Nenhum comentário: