quinta-feira, 15 de março de 2012

PREVENÇÃO A CARDIOPATIA CONGÊNITA



O Prefeito de Macapá, Roberto Góes, sancionou na última semana a Lei nº 1914, que inclui no calendário de eventos do município o dia de prevenção a Cardiopatia Congênita. A lei é uma iniciativa do Vereador Marcelo Dias (PSDB) que tem como objetivo informar a população sobre as formas de prevenção a doença.

Apesar de não ser muito frequente na população, a doença atinge de 8 a 10 crianças em 1000 nascidas vivas. A cardiopatia congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras 8 semanas de gestação quando se forma o coração do bebê.

A doença ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca e o diagnóstico precoce, durante a gravidez, é importante para o planejamento do parto, podendo, até mesmo, salvar a vida do bebê.

Para o Vereador Marcelo Dias, a falta de informação e de estrutura adequada é o maior entrave no atendimento aos portadores de cardiopatia congênita em Macapá. Por isso, a “necessidade de institucionalizar um dia em que ações direcionadas à população busquem quebrar os tabus sobre a doença que acomete o coração das crianças”.

Em vários estados brasileiros, o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita é comemorado em 12 de junho. Com a sanção da Lei em Macapá, o Dia de prevenção a Cardiopatia Congênita será incluído no calendário de eventos da cidade. A Lei prevê que durante a semana do dia 12 de junho sejam realizadas palestras, apresentações e campanhas que informem as formas de prevenção da doença.

Nenhum comentário: