segunda-feira, 5 de março de 2012

Prefeitura de Macapá realiza I Semana de Mobilização da Saúde na Escola

Por: Janine Cruz / PMM

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação do Programa Saúde na Escola, deu inicio nesta segunda-feira (5), a I Semana de Mobilização da Saúde na Escola, cujo foco principal é a prevenção da obesidade. A Prefeitura de Macapá aderiu ao projeto lançado pelo Ministério da Saúde e Educação que vai levar ações de promoção e prevenção de saúde aos municípios brasileiros, até a próxima sexta-feira (09).
A primeira escola a receber o projeto foi a municipal Raimunda Lima Guedes, onde foi realizado avaliação antropométrica (peso e medida), verificação de pressão arterial, glicemia, dos educandos e agendamento de visitas guiadas, quando necessárias, das famílias às unidades de saúde. Além de atividades educativas como oficinas e palestras sobre promoção da alimentação e modos de vida saudáveis.
Também foram abordados temas como saúde sexual, álcool e outras drogas, diversidade sexual, bullying, homofobia, discriminação e preconceito no cotidiano da escola. Serão 10 equipes de saúde mobilizadas, que abrangem profissionais de diferentes áreas de saúde.
Ao longo da semana as atividades ainda acontecerão nas escolas Aracy Nascimento, Amapá, Jerafini Costa, Antônia de Lima e Deuzuite Cavalcante. O projeto conta com o apoio das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Divisão de Educação em Saúde, da Coordenação de Saúde do Jovem e Adolescente e da Coordenação de Saúde da Criança.
O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial das Secretarias da Saúde e de Educação que tem como objetivo incentivar as boas práticas de saúde para a melhoria do desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens no âmbito da escola para a formação da cidadania e fortalecimento das políticas públicas de saúde e educação, visando a aproximação da população com a Rede de Atenção Básica à Saúde.

Nenhum comentário: