A Prefeitura de Macapá lançou um alerta para os moradores que residem nas proximidades do Canal da Mendonça Júnior em função das marés altas que vêm acompanhadas de fortes chuvas.
De acordo com o setor que cuida da drenagem da água das chuvas e administra o canal, ligado à Secretaria Municipal de Obras, os horários de marés altas (preamar) informados pela Capitania dos Portos, através de uma tabela conhecida popularmente como Tábua de Marés.
A maré é o movimento periódico das águas do mar, pelo qual elas se elevam ou abaixam em relação a uma referência fixa no solo. Esse movimento é influenciado pelas fases da lua, local e horário em questão.
Por exemplo, o movimento de translação da Lua, também conhecido como dia lunar, tem a duração de 24h e 50 min. Ao dividir este tempo em 4 períodos, teremos quatro turnos de aproximadamente 6h e 12min., que é a duração de cada maré e suas variações, de preamar a baixa-mar.
Geralmente durante a preamar, o canal da Mendonça Junior tem as comportas fechadas para resguardar a segurança de quem mora ou reside às proximidades. Entretanto, como algumas marés altas estão vindo acompanhadas de fortes chuvas, há riscos de transbordamento, principalmente quando coincide com a lua cheia.
O risco é maior no período de 20 de março a 15 de maio. Por isso, a Prefeitura está divulgando a tábua de marés à população para que fique atenta, principalmente durante os horários de preamar. Segue abaixo a tabela, fornecida pela Capitania dos Portos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário