quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A LENDA DA BACABA



Texto retidado do meu TCC:A CULTURA AMAZÔNICA, EM ESPECIAL A DO AMAPÁ E
A IMPORTÂNCIA DO MARABAIXO PARA O FOLCLORE LOCAL


Populares da região ribeirinha de Macapá e Mazagão, falam das lendas do Amapá.
Dizem que existiam muitas bacabas, mas não devam frutos. Na região existia a tribo dos Tucujus que era famosa pelos seus fortes guerreiros. O seu chefe cacique Carnaúba, sempre orientava os seus guerreiros a viverem m paz sem invadir as terras de outras tribos. Lembrava o que tinha acontecido aos seus ancestrais, sobre a grande miséria que passaram. Nesta época existia pouca caça, pesca e colheita; a miséria era muito grande, quase igual a dos seus antepassados. Existia também a tribo dos Tupis, que possuía grandes guerreiros e não fazia muito pela paz. Seu chefe o cacique Mandarú era muito arrogante e não admitia correção dos seus erros.
Um dia a desgraça foi inevitável e se abateu sobre as duas tribos. O chefe Carnaúba procurou preservar o máximo a natureza para que no futuro tivessem fartura. Mas a tribo Tupi, sob a chefia de Mandarú não se restringia apenas na suas tentativas de paz, mas a tribo dos Tupis não parava e continuou a invadir a região. Sem alternativa as tribos dos entraram em choque, foi uma batalha árdua, que pouco a pouco foram se destruída, homens e mulheres perdendo vidas. Já estavam poucos da tribo e o chefe Mandarú da tribo Tupi foi morto na batalha, só assim veio reinar a paz. Após a guerra, uma peste apareceu, uma grande doença se abateu sobre as tribos, o mal era uma febre, logo não poderiam mais caçar, pescar e fazer colheitas. Os alimentos eram muito escassos e precisavam de muito esforço para abater uma caça e muitos morreram de fome.
Após alguma Lua o mal desapareceu por completo, mas os sobreviventes estavam entristecidos e pediam a Tupã que protegesse seus mortos. A miséria continuava e as tribos pediam ao Deus Tupã que lhes dessem uma solução para resolver o problema da fome. A resposta não durou muito e o cacique Carnaúba teve um sonho com o Deus Tupã, dizendo que uma das suas filhas deferia casar-se com um dos filhos do cacique Mandarú e assim foi feito.
O filho de Carnaúba chamava-se Mã e a filha de Mandarú chamava-se Caba, se casaram e foram abençoados por Tupã. Da junção dos nomes do casal formou-se a palavra “macaba” e a partir daí todos os anos as macabeiras (palmeira solteira), davam frutos pequenos de onde se extraí um vinho de cor acinzentado. Começaram a dar frutos e as árvores se espalharam por toda a floresta. Apareceu a caça, o peixe, a coleta de frutos e a vida melhorou. Com o passar do tempo Mã e Caba, tiveram uma filha chamada Macaba e nasceu outro neto de Mandarú chamado Darú, ambos iam se casar, mas um dia Darú foi para o mato tirar Bacaba e não voltou mais. Macaba ficou tão triste que resolveu ficar solteira até a morte. Deste aí a árvore da bacabeira ficou solteira e nunca mais teve filhos.
Com o passar dos tempos Macapá se originou da palavra tupi, que é uma variação de macapaba. Hoje macaba é conhecida pelo nome de Bacaba.

Nenhum comentário: