sábado, 6 de agosto de 2011

Jogos Indigenas começam com festa na aldeia kumene




Por: Mario Tomaz

Depois de 10 anos em seu reconhecimento estão de volta os Jogos Indígenas do Amapá. O evento está sendo organizado pelo Governo do Estado, através das secretarias de políticas indígenas e secretaria de estado do desporto e lazer (Sedel), com apoio de vários parceiros. A competição iniciou na manhã desta sexta-feira na aldeia kumene e vai prosseguir nas aldeias oiapoquenses até o mês de setembro. De lá, a equipe do Nucleo de Esporte, Participação e Aventura (Nepa) se desloca para Pedra Branca, onde começam a ser disputadas as etapas daquela região com waiapis e tyriós. Em novembro, ocorre a final da competição na aldeia Manga, e contará com a presença do governador Camilo Capiberibe.
Na abertura, ocorrida no centro cultural kumene, estiveram presentes o cacique Azarias Iaparrá, o vereador de Oiapoque, Gilberto Iaparrá, o chefe do Núcleo de Esporte, Participação e Aventura (Nepa), Ronaldo Miranda e o secretário de desporto e lazer, Luiz Pingarilho.
O secretário de políticas indígenas, Coaracy Maciel destacou o novo momento do esporte e lembrou que o compromisso assumido está sendo cumprido pelo governador “Vocês se lembram que ano passado ele esteve em nossa nona assembléia geral e nos prometeu que os jogos seriam realizados e ele já é uma realidade”, citou.
Para o cacique Azarias Iaparrá receber os jogos é uma honra e uma grande alegria, principalmente porque se fará parte da final das competições em novembro “Tenho certeza de que nossas etnias estão vivendo um novo momento, pois índio também gosta de esporte”, lembrou.
Ronaldo Miranda ressaltou que a equipe Nepa vai continuar trabalhando na realização das demais etapas classificatórias e que a novidade é o respeito e a consideração do Governo com a comunidade indígena.
Vereador Gilberto Iaparrá destacou que a comunidade indígena de Oiapoque se sente realizada porque em outros anos era só uma aldeia que recebia os jogos e agora aumentou, consideravelmente.
Antes de dar aberto, oficialmente, os jogos, o secretário Luiz Pingarilho, do desporto e lazer, disse que está entusiasmado em ver o retorno da família indígena para com o esporte. “Vimos em abril o interesse deles em participar do esporte e agora a alegria que tem em estar numa competição que não será de três dias, mas de quatro meses com quatro pontos importantes sendo escolhidos para a disputa, reunindo etnias que vão desde os galibi até os waiápi e é a demonstração de que o governo Camilo Capiberibe trabalha em prol de todos e não somente de um segmento. O esporte une os povos e fortalece as raças, esse é o nosso papel”.
Para começar bem a disputa dos jogos a equipe Kumene venceu os Amomim por 2 a 0, gols marcados por Evandro e Juvenel. Alem de derrotar os adversários também no cabo de guerra.

Confira a programação deste sábado na aldeia kumene

Data: 6/8/2011 (sábado)

Horário
14:00h - 17h30.
Decisão do Cabo de Guerra Masculino
Decisão do Cabo de Guerra Feminino
Corrida de Jamachi
Corrida de Tora
Contos e Lendas
Pintura Indigena
Data: 7/8/2011 (domingo)
Horário
08:00 – 11:00h.

Nenhum comentário: