sábado, 6 de agosto de 2011

PROFESSOR CONECTADO: PL SERÁ ENCAMINHADO PARA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA TERÇA-FEIRA




Na próxima terça-feira, 9 de agosto, o Governo do Estado encaminha para a Assembléia Legislativa o Projeto de Lei que cria o Programa “Professor Conectado”. O Programa é mais uma ferramenta para melhorar a qualidade de ensino público concedendo notebook para professores da rede estadual. Inicialmente ele vai atender cerca de 7 mil educadores que irão receber os equipamentos gratuitamente, obedecendo os critérios instituídos no Programa. A Secretaria de Educação (SEED) e o Centro de Gestão Tecnologia da Informação (Prodap) são os responsáveis pela parte técnica e de políticas educacionais.
O Projeto de Lei está sendo elaborado por profissionais do Governo do Estado e passa pelos ajustes finais. De acordo com o PL, somente terão direito ao equipamento professores do quadro efetivo que estejam em sala de aula sendo que a adesão é voluntária e os beneficiados terão que obedecer aos critérios estabelecidos. Além do notebook o professor terá disponível programas específicos para a área de educação.
“Os educadores terão melhor desempenho profissional, acesso à pesquisas e poderão elaborar projetos, uma infinidade de melhorias estarão à sua disposição” disse o secretário. Ele relatou ainda que no termo de adesão ao Programa o professor será responsável pelo equipamento e uso adequado exclusivamente para a educação. A idéia é personalizar o notebook para evitar uso indevido, cessão a terceiros e roubos.
Para que o Programa seja implantado serão investidos R$ 15 milhões, sendo R$ 7 milhões do Governo do Estado e o restante são provenientes de Emenda de Bancada. O governador Camilo Capiberibe enfatizou que está cumprindo um compromisso assumido com os educadores de promover a inclusão digital. “Este Programa é um marco na educação do Amapá, ele vai incluir na era digital não somente os professores, mas também crianças e adolescentes, eles serão preparados para o mundo digital”, disse o governador.
Após parecer da Assembléia Legislativa, o Projeto retorna para o Poder Executivo para implantação. Ele será feito em etapas, mas a intenção é que até o final deste semestre os professores que aderirem ao Programa estejam fazendo uso da nova ferramenta de trabalho.

Nenhum comentário: