segunda-feira, 12 de julho de 2010

Sesa realizará campanha contra o HIV nas escolas da rede estadual

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) pretende realizar no período de 16 a 19 de agosto uma campanha de conscientização nas escolas da rede pública do Estado sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, a AIDS, seu controle e prevenção. A iniciativa do trabalho educativo visa conscientizar os adolescentes na faixa etária de 16 a19 anos sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Maria Assunção, as equipes serão formadas para dar informações aos adolescentes da rede estadual de ensino por meio de palestras nas salas de aula.
O trabalho será dividido em três etapas: a primeira contará com reuniões setoriais da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, em seguida o órgão realizará convites às entidades ligadas a epidemiologia. E na terceira e última fase, ocorrerá à execução do plano de palestras e mobilização nas escolas públicas por todo segundo semestre.
“A princípio serão 10 escolas estaduais como projeto piloto, depois, será ampliado para mais estabelecimentos de ensino, até que sejam completadas as explicações a respeito do atendimento aos alunos da rede estadual, sobre os instrumentos de acesso aos exames que identificam se a pessoa tem o vírus HIV”, explica Assunção.
Para Maria Assunção, a necessidade dos órgãos municipais, estaduais e federais participarem desse projeto é vital para se elaborar políticas públicas eficientes. “No que diz respeito à prevenção e acesso as informações sobre a AIDS, o programa quebra paradigmas e forma multiplicadores nas escolas, além de propor um trabalho de aconselhamento para a comunidade e o púbico juvenil”.
A campanha foi motivada pelos recente dado divulgado pelo Ministério da Saúde que mostra o Amapá em uma escala chamada nível médio em Complexidade de Incidência e Percentual de AIDS na região. Outros dados divulgados pelo Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), desde 1987 quando surgiu o primeiro caso de AIDS no Estado, o número de casos de soro positivo tem aumentado. Hoje são 900 casos confirmados e 800 monitorados nos programas de atendimento ao portador da AIDS em Macapá.
“Os programas de acesso às informações sobre a doença tem avançado graças ao trabalho das equipes da Vigilância Epidemiológica que tem desenvolvido ações itinerantes em várias localidades e municípios do Amapá. Outro fator importante é a identificação dos mecanismos de migração da doença que tem avançado muito no público jovem, conforme relatório da Coordenadoria de Vigilância em Saúde” ressaltou o gerente do Centro de Atendimento ao Portador de AIDS, Antonio Wilson.


Ascom/Sesa: 33121515
Elder de Abreu: 9902 5364
Leonardo Santos 91315530
www.saúde.ap.gov.b

Nenhum comentário: