terça-feira, 19 de agosto de 2008

Amapá Trabalhador certifica 200 alunos nesta terça em Santana

O governador do Amapá, Waldez Góes, fará na terça-feira, 19, no auditório da Casa Brasil em Santana, às 9horas, a entrega de duzentos certificados do Programa Amapá Trabalhador a alunos concluintes dos cursos da primeira etapa do programa. Com esta entrega são mais de 800 profissionais já qualificados pelo Amapá Trabalhador, somente nesta fase serão qualificados 2.260 trabalhadores dos municípios de Macapá, Santana, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio.
Nesta etapa do Programa o município de Santana foi beneficiado com os cursos de: Mecânica de manutenção de refrigeradores de ar e geladeiras, manutenção em máquina de lavar, Vendas internas com informática básica, Assistente de suprimentos, Operador portuário, assistente de suprimentos e beneficiamento e conservação do pescado.
As qualificações foram feitas pelas executoras Sest/ Senat e Senai que estão entregando ao mercado de trabalho profissionais que já estão aptos para ocuparem as vagas oferecidas naquele município. De acordo com o planejamento da equipe técnica da SETE, novos cursos serão ofertados para Santana na quarta etapa do Programa.
O Programa
O Programa visa fazer a qualificação profissional e elevar a escolaridade de trabalhadores em idade economicamente ativa, dando a eles a oportunidade de serem (re) ou inseridos no mercado de trabalho local, ou mesmo ganhar subsídios técnicos que o ajudem a futuramente abrir seu próprio empreendimento. A meta é fazer a qualificação de 12 a 15 mil trabalhadores anualmente, em 2008 Programa será executado em 4 etapas e beneficiará os dezesseis municípios do Estado.
O Sucesso
No último dia 5 de agosto o Governador fez a entrega de 660 certificados aos alunos de Macapá, momento em que estiveram presentes os alunos dos cursos, representante das executoras e a equipe técnica da SETE, momento também em que o sucesso do programa começou a ser visto.
Esteve presente na cerimônia de entrega dos primeiros certificados o empresário Raimundo Nonato, do ramo de som automotivo, ele enfatizou o ganho econômico que os empresários do Estado estão recebendo, pois antes eles tinham que trazer de outros estados os profissionais que a partir deste momento são encontrados aqui. Nonato já esta sendo beneficiado pelo Programa, empregou em sua empresa cinco alunos do curso em Eletricidade automotiva: instalação de som e acessório, e ainda adiantou que irá absolver mais vinte profissionais. Outro exemplo positivo foram alunos dos cursos de Mecânica de máquinas pesadas, Operador de guindastes e empilhadeiras ministrados no município de Serra do navio, que já estão trabalhando em empresas mineradoras do local.
2ª Etapa
No último sábado, 16, durante o Governo em ação realizado na escola Antônio Messias a Secretaria encerrou as inscrições para a segunda etapa do Programa, fase que irá qualificar mais 1.370 Trabalhadores. Nesta etapa estão sendo beneficiados a Capital, e os municípios de Amapá, Ferreira Gomes, Porto Grande e Laranjal do Jarí com cursos que condizem com a realidade do mercado de trabalho de cada localidade.

Maiores Informações:
Nazaré Leitão – 9112-1808 – Coordenadora do Trabalho
Celso Teran – 8111-6586 Gerente de Marketing da SETE
Ariele Martins – 9963 – 9644 – Assessora de Comunicação

Nenhum comentário: