sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Laranjal do Jari se prepara para o 2º Festival do Açaí

O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), realiza o 2º Festival do Açaí, que acontecerá de 15 a 17 deste mês, no município de Laranjal do Jari. O festival já é considerado como o evento de maior potencial econômico do Vale do Jarí.
Durante os três dias de evento empreendedores locais e de fora do município estão movimentando o comercio local. São peças de artesanatos, bio jóias, comidas típicas e iguarias a base de açaí, como bolos, brigadeiros, tortas, entre outras.
História
O Vale do Jarí foi descoberto como área altamente produtiva em relação ao Açaí durante a execução da primeira fase do Programa Açaí da Amazônia, iniciado em 2005 pelo Governo do Estado, que tinha em seu projeto a realização do Festival. O sucesso do evento de 2007 foi total, e em três dias mais de 25 mil pessoas visitaram o Festival e movimentou mais de R$ 53 mil.
Objetivo
O principal objetivo do festival é valorizar a polpa do açaí e seus derivados, dando a oportunidade aos trabalhadores vinculados à Associação de Trabalhadores Extrativistas de Açaí dos Estados do Pará e Amapá (Ateaepa), de elevarem sua renda durante o período da festa, sendo também uma porta para a exportação local, nacional e internacional de seus produtos.
Cultural e Lazer
À Secretaria de Estado da Cultural (Secult) cabe a programação de shows musicais e a organização para a escolha da rainha e princesas do festival. Para a parte musical já estão confirmados os shows das bandas AR-15, Fuzaca e Versáteis.
Este ano a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) vai realizar nas tardes de sábado e domingo do festival, a primeira olimpíada do açaí, com diversas atividades esportivas do Vale do Jarí e que serão adaptadas como forma de disputa. Entre elas estão a subida no açaizeiro, canoagem, cabo-de-guerra, torneio de futebol, vôlei, queimada dentre outros.

Rodolfo Santos
Assessor de Comunicação – DCN/Secom

Contatos: (96)3212-1169 / 9902-0281 / 9966-0281

Nenhum comentário: