segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Sema viabiliza visita científica na

O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), promoverá uma visita científica para fins de estudo técnicos na Reserva de Parazinho. A visita ocorre, neste sábado (9), e termina na terça-feira (12), no arquipélago do Bailique - Distrito de Macapá, na foz do rio Amazonas.
Desde 2001, a Reserva Biológica de Parazinho (criada desde1985), está sob a responsabilidade da Sema-AP, realizando projetos com objetivo de preservação e proteção dos ecossistemas, recursos naturais e especialmente seu potencial grandioso de fauna e flora. Sendo legalmente reconhecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
Um dos projetos de maior destaque, realizado dentro da reserva se chama Projeto Q.AMA, que tem como função a proteção, conservação e manejo do quelônios, visando a reprodução e o repovoamento da espécie Podocnemis expansa (tartaruga da Amazônia). Essa visita estará contribuindo com o conhecimento técnico científico, relacionado à pesquisa de quelônios no estado. Buscar estreitar relações interinstucional com o Instutite for Applied Ecology” parceiro nesta atividade de campo.
O projeto Q.AMA, vem sofrendo mudanças e aperfeiçoamentos no sentido de padronizar e desenvolver novas técnicas de pesquisa da espécie. E com isso buscou parceiros como é caso do Instituto de Pesquisa Científica e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), que incentivou a vinda de quatro pesquisadores estrangeiros: Arthur Georges (Austrália), Estephen Sarre (Austrália), Deborah Sheena Bower (Ucrânia), Marion Hoehn (Alemanha) e Carla Eisemberg.
Neste campo, além dos técnicos da Sema, outros quatro pesquisadores do IEPA, Luis Roberto Takyama, Marcos Henrique Martins, Uédio Robds da Silva e Maxley Dias participam compondo a equipe. Vale citar que visitações turísticas não são permitidas.


Cinthya Furlan, assessora de Comunicação da Sema
cinthyafurlan@yahoo.com.br
Fone: 8114: 6122 e 3212: 5381

Nenhum comentário: