sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Oiapoque é beneficiado com ação de saúde

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Força Aérea Brasileira está proporcionando assistência médica, odontológica e hospitalar a população do município de Oiapoque. Batizada de Operação Turé a ação é realizada no período de 26 a 30 de agosto.
A operação mobilizou 53 servidores da Sesa, 68 do município e mais 44 profissionais da Aeronáutica, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos e dentistas para fazer cerca de 400 atendimentos diários.
“Estamos trabalhando dentro da Secretaria de Saúde com ações descentralizadas como esta. O município de Oiapoque tem uma demanda reprimida muito grande e operações assim ajudam a desafogar o atendimento na Unidade Mista de Saúde do Município”, diz Pedro Paulo Dias, secretário de Saúde.
Com 20 toneladas de equipamentos e mais de 140 homens da Aeronáutica foi possível montar em 24 horas o Hospital de Campanha da Aeronáutica (HCAMP) no gramado do Estádio Natizão, ao lado do Ginásio Municipal Poliesportivo Raimundo Ataíde da Silva, onde a operação é realizada. Esta é a primeira vez que o HCAMP é instalado no Amapá.
Antes de iniciar os atendimentos os servidores da Secretaria de Saúde do Estado fizeram uma triagem e distribuíram senhas para o atendimento. A estimativa é que sejam realizadas 2,4 mil consultas e 100 cirurgias. As cirurgias são realizadas na Unidade Mista de Saúde do Município.
“A Secretaria de Saúde faz relatórios in loco das necessidades do município no que diz respeito a demandas por especialidades. Somente nesta operação vamos fazer cirurgias de pequeno e médio porte”, avalia Gracinete Espíndola, da Coordenadora Regional de Saúde da Sesa.
Durante a operação serão realizadas 15 cirurgias de catarata. O médico intensivista coronel Sérgio Idal Rosemberg diz que somente estas cirurgias já valeriam a pena a Operação Turé. “Devolver a visão a estas 15 pessoas já valeu a viagem. O Governo do Estado doou as 15 lentes e estas pessoas vão sair daqui enxergando novamente”, diz o coronel.
Informações: 212- 6100/ 3212- 6188/ 9114- 6532.
Márcia Serrano
serrano@secom.ap.gov.br
Contatos: (96) 3212-1169
dcn@secom.ap.gov.br

Nenhum comentário: