quarta-feira, 13 de agosto de 2008

GEA promove Conferência da Pessoa com Deficiência Física

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), realiza nos dias 14, 15 e 16, a 2º Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência Física. A Cerimônia de abertura será na Universidade do Estado do Amapá (UEAP), nesta quinta-feira, 14, às 19 horas. O credenciamento é gratuito e inicia às 17h30. A iniciativa foi idealizada em conjunto com o Conselho da Pessoa com Deficiência do Amapá.
A abertura contará com a presença do governador do Amapá, Waldez Góes, do vice-governador, Pedro Paulo dias de Carvalho, da secretária de Inclusão e Mobilização Social, Marilia Xavier Góes, representante do Conselho Nacional das Pessoas com Deficiência (Conade) e demais autoridades.
Durante a Conferência serão abordados assuntos voltados aos interesses básicos das pessoas portadoras de deficiência física, como a discriminação, igualdade de oportunidades, autonomia individual, independência da pessoa com deficiência, saúde, inserção no mercado de trabalho, os direitos, entre outros.
Para a presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (Adfap), Maria do Céu da Silva Souza, no caso da pessoa com deficiência física, se não houver acessibilidade não há inclusão social e isso significa discriminação. Para isso é necessário garantir os direitos desses cidadãos, buscando sempre alternativas e oportunidades para que vivam com dignidade.
Maria do Céu acrescentou que no Estado do Amapá existem mais de cinco mil pessoas portadoras de algum tipo de deficiências – física, visual, auditiva e mental. Desses cerca de 300 são deficientes físicos, que recebem apoio da Adfap. “Nosso objetivo é discutir melhores condições vida e fazer uma avaliação nas conquistas que já alcançamos,” afirmou.
Órgãos governamentais, sociedade Civil e associações que atendem pessoas portadoras de necessidades especiais participam da Conferência. Entre as entidades estão a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (ADFAP), Associação dos Deficientes Visuais do Amapá (Adevap), Associação dos Cegos e Amblíopes do Amapá (Acaap), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Amapá (Apae), Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do Amapá e a Casa da Hospitalidade.
Além de palestras e mesa temática, o evento oferece coquetel e show cultural com apresentação do grupo de dança APAE. No último dia, apresentação do grupo musical da Acaap que fará o encerramento.

Iracilda Tavares, assessor de Comunicação

Nenhum comentário: