quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Amapá Trabalhador qualifica mais de 600 profissionais

A primeira etapa do programa Amapá Trabalhador encerrou-se nesta terça-feira, 5. Após dois meses de cursos de qualificação profissional, 660 trabalhadores de Macapá receberam certificado e estão prontos para atuar no mercado formal de trabalho. A cerimônia de entrega de certificados aconteceu no Centro de Difusão Cultural João Batista de Azevedo Picanço e contou com a participação do Governador do Amapá, Waldez Góes.
A aluna do curso Cozinheiro Doméstico com Técnicas de Congelamento Maria Da Luz de Lima Dias aprovou a iniciativa do Governo do Estado. “Estou convicta de que as chances de emprego aumentam significativamente no Amapá a partir desta qualificação profissional”, afirmou. “A qualificação que recebi faz crescer minha expectativa de arrumar um emprego o mais breve possível. Todos aqueles que necessitam de qualificação devem aproveitar esta oportunidade do Governo do Estado”, completou Marinúbia Santos Lima, 32, aluna do curso Vendas Internas com Informática Básica.
O empresário Raimundo Nonato Guimarães Fernandes, presente na cerimônia de entrega dos certificados, comprova a expectativa dos alunos. Ele garantiu a contratação imediata de 20 profissionais qualificados pelo Amapá Trabalhador na área de eletricidade automotiva e instalação de som e acessórios. “Antes eu buscava mão-de-obra no Maranhão, Piauí e Ceará. Hoje o Amapá começa a ter profissionais qualificados e isso nos faz acreditar cada vez mais em nossos trabalhadores locais. O incentivo do Governo do Estado na preparação desses trabalhadores nos faz apostar na mão-de-obra amapaense”, disse o empresário.
O Amapá Trabalhador tem o objetivo de capacitar 15 mil trabalhadores por ano no Amapá. Na primeira etapa foram oferecidos 31 cursos em diversas áreas de trabalho. “A expectativa agora é que todos os profissionais qualificados tenham a mesma oportunidade e que as empresas locais não priorizem mais a mão-de-obra de fora”, falou Ana Cléia Sousa de Almeida, aluna do curso Técnicas de Vendas.
As inscrições para a segunda etapa do programa Amapá Trabalhador começam na próxima segunda-feira, 11, e vão até o dia 15. Os interessados devem comparecer a um dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) Amapá e do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac-Superfacil) de Macapá, Amapá, Ferreira Gomes, Porto Grande ou Laranjal do Jari. A expectativa é qualificar 1,4 mil trabalhadores nesta fase através da realização de 88 cursos.

Informações:
DCN/Secom 3212-1169

Edy wilson Silva
Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: