terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Amapá perdeu 3 mil matrículas nas escolas estaduais

Brasília, 23/02/2010 – A ação do Ministério Público do Amapá que denuncia o secretário estadual de educação Adauto Bitencourt (PDT) pelo crime de improbidade administrativa foi registrada no plenário da Câmara pela deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP). A socialista denunciou ainda que as escolas estaduais perderam 3 mil matrículas entre 2007 e 2008.
Junto com o secretário foram denunciados outros 12 servidores. Segundo o MP, o grupo teria desviado mais de R$ 200 milhões da Secretaria Estadual de Educação em contratos com a empresa de segurança Serpol, de Carlos Augusto Montenegro, contratado desde 2005 em regime emergencial.
Aliados – A deputada Janete lembrou a relação próxima do secretário com o grupo político instalado no governo do estado e na prefeitura de Macapá. “Em 2006, Adauto Bitencourt coordenou a campanha do governador Waldez Góes. Em 2008, coordenou a campanha do primo do governador, o prefeito Roberto Góes, que teve seu mandato cassado pela sexta vez pela Justiça Eleitoral do Amapá, mas se mantém no cargo por liminares. Eles são do grupo político do senador Sarney, que sugeriu, em artigo publicado na Folha de São Paulo, dia 19, que campanhas caras podem ser financiadas por meios ilegais”, relatou a socialista.
Déficit – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP – registrou o fechamento de 10 escolas, com redução de 3 mil 133 vagas na rede estadual do Amapá entre 2007 e 2008. “O atraso causado pela corrupção do grupo político que controla o governo do Amapá e a prefeitura de Macapá já virou estatística”, lamenta a deputada. A redução de 2,3% no número de vagas das escolas estaduais torna-se mais grave quanto contrastada com o crescimento populacional médio anual de 3,55%, um dos maiores do país, e tende a piorar os indicadores de analfabetismo (4,1%) e analfabetismo funcional (13,7%) medidos no estado pelo IBGE. Os estados em pior situação no país são Maranhão, Paraíba, Piauí e Alagoas.
Proteção – Nesta terça-feira, 23, um requerimento do deputado estadual Camilo Capiberibe (PSB/AP) que pedia o afastamento do secretário da educação do governo do estado deixou de ser votado por que a base governista abandonou a sessão da Assembleia para impedir a votação. Segundo o gabinete do deputado estadual os deputados da base governista Joel Banha (PT/AP), Francisca Favacho (PMDB/AP), Ricardo Soares (PT do B/AP), Zezé Nunes (PV/AP), Paulo José (PR/AP), Meire Serrão (PMDB/AP), Keka Cantuária (PDT/AP), Jorge Salomão (DEM/AP) e Mira Rocha (PTB/AP) abandonaram o plenário para proteger o secretário denunciado. Ficaram para votar o pedido de afastamento de Adauto Bitencourt os deputados Dalto Martins (PMDB/AP), Jorge Amanajás (PSDB/AP), Eider Pena (PDT/AP), Isaac Alcolumbre (DEM/AP), Michel JK (PSDB/AP), Alexandre Barcellos (PSDB/AP), Moisés Souza (PSC/AP), Rui Smith (PSB/AP), Leury Farias (PP/AP) e Camilo Capiberibe (PSB/AP).

Sizan Luis Esberci
Gabinete da deputada federal Janete Capiberibe – PSB/AP
61 3215 5223
Sizan Luis Esberci
Secretário Parlamentar

Nenhum comentário: