segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A CORUJA


Retirado do meu TCC:A CULTURA AMAZÔNICA, EM ESPECIAL A DO AMAPÁ E
A IMPORTÂNCIA DO MARABAIXO PARA O FOLCLORE LOCAL

Há muito tempo atrás, em uma localidade do município de Macapá, populares contam que havia uma mulher que se transformou em coruja.
Segundo os moradores desta localidade, essa mulher era a mais antiga do pequeno vilarejo e não gostava de uma vizinha que morava próximo de sua casa. A vizinha era uma pessoa batalhadora, gostava de pescar, criar galinhas, plantava e sempre se levantava bem cedo para cuidar dos seus afazeres. Certa noite, seu marido saiu e demorou a retornar, era por volta
de onze horas da noite, quando resolveu ir deitar-se. De repente escutou um barulho e logo se levantou para ver o que era, foi quando se deparou com uma enorme coruja na culmeeira de sua casa, ela ficou muito assustada e abriu a janela para que a coruja saísse, mas foi ao contrario, a coruja começou a atacá-la, ela se defendia de todas as formas, foi quando viu uma faca em cima da mesa de sua cozinha e quando a coruja voltou a atacá-la, ela deu um golpe bem em cima de sua asa.
A coruja saiu pela janela toda ensangüentada e no outro dia a mulher que virava coruja não se levantou, pois, todos de sua casa diziam que ela estava doente. Uma vizinha foi visitá-la e viu o enorme golpe que ela teria levado, pois, a mesma falou que tinha se cortado. A senhora que cortou a coruja comentou com seus vizinhos o que tinha acontecido. E então todos ficaram sabendo do golpe no braço da mulher, que deu entender que tinha sido ela que a outra teria cortado transformado em coruja na noite anterior. E a coruja nunca mais apareceu.